Corpo de João Rendeiro repatriado amanhã para Portugal

O corpo do antigo presidente do BPP João Rendeiro vai ser repatriado esta quinta-feira para Lisboa num voo da companhia aérea angolana TAAG, disse esta quarta-feira à Lusa fonte próxima ao processo.

Miguel Fonseca / Lusa

A embaixada de Portugal na África do Sul contratou os serviços de uma empresa funerária anglo sul-africana de Joanesburgo para enviar o corpo do ex-banqueiro para Portugal. O voo fará uma escala técnica na capital angolana, adiantou.

De acordo com a mesma fonte, o processo de trasladação do ex-banqueiro, que foi encontrado morto, no dia 12 de maio, na prisão de Westville em Durban, a mais de 500 quilómetros de Joanesburgo, deverá custar cerca de 3.000 euros ao Estado português.

A polícia sul-africana (SAPS) recolheu “todas as provas que necessitava” para a investigação em curso às causas da morte do ex-banqueiro, tendo a entrega do corpo sido permitida para o seu repatriamento após a autópsia, salientou.

A empresa funerária sul-africana que enviará o corpo para Portugal assiste as representações diplomáticas acreditadas no país no repatriamento internacional de restos mortais para países da Europa, Reino Unido, Rússia e Ucrânia, entre outros, sublinhou.

A retirada do corpo da morgue estatal sul-africana em Pinetown, subúrbios de Durban, onde permaneceu mais de duas semanas, ocorreu na tarde de sexta-feira e a transferência para Joanesburgo decorreu no dia seguinte, conduzida pelas autoridades portuguesas na África do Sul.

João Rendeiro, de 69 anos, foi encontrado morto no dia 12 de maio e deveria ser presente em tribunal na manhã seguinte, segundo uma nota do Departamento de Serviços Penitenciários da África do Sul.

O antigo presidente do BPP estava detido na África do Sul desde 11 de dezembro de 2021 a aguardar extradição, após três meses de fuga à justiça portuguesa para não cumprir pena em Portugal.

Relacionadas

Rendeiro. Interpol vai recolher bens do ex-banqueiro à guarda da advogada

Os bens do ex-banqueiro João Rendeiro, encontrado morto na prisão de Westville, na África do Sul, vão ser recolhidos em breve pela Interpol, disse à Lusa a advogada do antigo presidente do BPP.

Governo põe fim ao protocolo com coleção Berardo e anuncia novo museu no CCB para 2023

A informação foi dada pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. O protocolo está em vigor desde 2006 entre o Estado, a fundação do Centro Cultural de Belém, Joe Berardo e a associação Coleção Berardo.

Tribunal encerra extradição de João Rendeiro e detalha passos de investigação

A galeria pública estava hoje vazia, em contraste com as sessões anteriores em que a sala estava lotada de jornalistas e onde havia polícias armados.
Recomendadas

Julius Baer torna unidade de mercados independente

A Julius Baer Group, que em Espanha tem portugueses na equipa de gestão, está a criar uma divisão de mercados autónoma e para dirigir essa unidade escolheu Luigi Vignola.

Corretora de seguros Sabseg com um volume de negócios de 31,5 milhões em 2021

A corretora de seguros Sabseg registou, em 2021, um volume de negócios de 31,5 milhões de euros o que representa um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. “Com este resultado a Sabseg assume-se como o maior corretor de seguros em Portugal”, diz a empresa.

Crédito à habitação cresceu quase 5% para 98,7 mil milhões em maio

O Banco de Portugal publicou hoje as estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares atualizadas para maio de 2022, nelas destaca que o crédito à habitação mantêm um crescimento anual de 4,8%.
Comentários