[weglot_switcher]

Corredor de hidrogénio do Ebro quer instalar 1,5 GW de capacidade de produção de hidrogénio até 2030

Consórcio liderado pela Repsol quer garantir uma produção anual de 250 mil toneladas de produtos derivados do hidrogénio até 2030.
  • Nasa – Unsplash
5 Abril 2022, 12h55

O Corredor de Hidrogénio do Ebro da Repsol, lançado esta segunda-feira através da Rede Espanhola de Hidrogénio (Shyne), tem como objetivo a instalação de 1,5 GW de capacidade de produção de hidrogénio renovável até 2030 e a produção anual de 250 mil toneladas de produtos derivados do hidrogénio.

Em comunicado, a empresa explica que o projeto pretende ” reforçar a coordenação interterritorial e promover a ligação entre as principais iniciativas regionais de hidrogénio renovável já em curso no nordeste de Espanha” além de que pretende ter “um papel de liderança na descarbonização da indústria naquela região” e ainda melhorar a competitividade e atrair novos investimentos.

Para a produção de hidrogénio renovável, o projeto pretende instalar uma capacidade de 400 megawatts (MW) em 2025 – o que implica 1,5 gigawatts (GW) de capacidade de produção renovável associada – e 1,5 GW em 2030 (seis GW de energias renováveis).

O consórcio pretende ainda produzir anualmente 250 mil toneladas de produtos derivados de hidrogénio renovável até 2030, entre os quais metanol, amoníaco ou combustíveis sintéticos, e criar uma rede de infraestruturas com 20 estações de abastecimento de hidrogénio até 2025, com a instalação de até 100 pontos até 2030. O objetivo, explica o comunicado, é “facilitar a utilização de hidrogénio renovável no transporte terrestre, marítimo e ferroviário”.

Paralelamente, serão promovidos projetos transfronteiriços de armazenamento e transporte de hidrogénio renovável com o sul de França, para favorecer a interligação com a Europa e posicionar Espanha como produtor relevante no mercado continental de hidrogénio. A coordenação ficará a cargo da Comunidade de Trabalho dos Pirenéus, uma organização transfronteiriça e interterritorial.

A Shyne (Rede Espanhola de Hidrogénio), que impulsionou a criação deste projeto sob a liderança da Repsol, é o maior consórcio multisetorial de hidrogénio renovável em Espanha e foi lançado em janeiro deste ano. Com o objetivo de promover a descarbonização da economia espanhola, implementará projetos em dez comunidades autónomas em Espanha, contando com um investimento total de 3,23 mil milhões de euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.