[weglot_switcher]

Corticeira Amorim fornece megainstalação de cortiça em museu de Israel

Instalação da autoria de Rona Meyuchas-Koblenz insere-se no âmbito da ‘Fresh Paint Contemporary Art & Design Fair’, que decorre até sábado em Israel.
30 Março 2017, 07h30

A Corticeira Amorim forneceu a cortiça para uma megainstalação que a ‘designer’ israelita Rona Meyuchas-Koblenz concebeu para o Museu de História Natural, em Tel Aviv, Israel.

‘Blocks’ é o título desta megainstalação, da autoria da fundadora e diretora do Kukka Studio.

Este espaço de lazer em cortiça marca área exterior da exposição ‘Fresh Paint Contemporary Art & Design Fair’, que está patente desde hoje até ao próximo sábado, com o apoio da Corticeira Amorim e do British Council de Israel.

“Sentir a cortiça, conviver e desfrutar deste espaço de lazer comunitário é o convite que Rona Meyuchas-Koblenz lança com a instalação “Blocks”, exibida no Museu de História Natural, em Tel Aviv, no âmbito da Fresh Paint Contemporary Art & Design Fair, entre 28 de março e 1 de abril”, explica um comunicado da Corticeira Amorim.

O mesmo documento acrescenta que a obra surge em resposta a um desafio lançado pelo próprio museu para a criação de uma área de lazer ao ar livre, “um espaço com uma magnífica vista para os seus jardins botânicos”.

Rona Meyuchas-Koblenz, fundadora e diretora do Kukka Studio, que no Verão liderou um ‘workshop’ de cortiça no Domaine de Boisbuchet, não hesitou em desenvolver uma instalação de cortiça: “Fiquei muito entusiasmada  com a possibilidade de trabalhar de novo com cortiça, uma vez que é para mim uma fonte de muita inspiração. Acresce que era clara a necessidade de escolher um material sustentável, alinhado com a essência do próprio Museu de História Natural e os seus jardins botânicos.”

‘Blocks’ é uma instalação com 50 metros quadrados, inteiramente concebida a partir de cortiça. No total, foram utilizados 108 blocos de cortiça (940x640x20 cm), feitos a partir de três compósitos diferentes, criando uma área informal para os visitantes se sentirem inspirados na topografia da própria natureza.

Rona Meyuchas-Koblenz explica: “tenho desenvolvido vários trabalhos com imagens e na observação de mapas topográficos em que realça o uso de cores diferentes, indicando as diversas alturas e sombras. Por isso, decidi usar apenas três compósitos diferentes para obter o efeito visual topográfico não apenas em cores, mas também em textura.”

Para a ‘designer’, a cortiça acabou por se revelar uma ótima opção também do ponto de vista técnico: “os blocos fornecidos pela Corticeira Amorim são suficientemente pesados para não ser necessária qualquer ligação extra entre si. Além disso, este é um material impermeável, que absorve a vibração e tem características de isolamento acústico, é resistente e durável.”

Para Carlos Jesus, diretor de Marketing e Comunicação da Corticeira Amorim, “é um privilégio voltar a trabalhar com Rona Meyuchas-Koblenz e, desta forma, ter a oportunidade de colocar a cortiça em contacto com a comunidade criativa local, onde está a ser dada especial atenção a materiais simultaneamente sustentáveis e versáteis.”

A Fresh Paint Contemporary Contemporary Art & Design Fair é o maior evento de arte de Israel, atrai anualmente mais de 30 mil visitantes dos círculos profissionais de curadores, colecionadores, ‘media’, apaixonados de arte e ‘design’, sendo também aberta ao público geral, ficando todos eles em contacto com a cortiça nacional. Dada a sua importância, este evento conta com o apoio e participação de algumas das mais relevantes instituições de arte e museus do país.

Rona Meyuchas-Koblenz é uma ‘designer’ internacionalmente aclamada, que nasceu em Tel-Aviv e se formou em 1999 na Scuola Politecnica di Design em Milão.

Trabalhou em diferentes consultoras de design em Milão e depois mudou-se para Londres, onde trabalhou na Isometrix, em iluminação e ‘design’.

A criação da sua própria marca – Kukka Studio – foi motivada pela sua experiência profissional nas áreas de ‘design’ e produção.

A primeira coleção foi lançada em Milão durante Salone del Mobile 2007 no Spazio Romeo Gigli. No ano seguinte, Rona Meyuchas-Koblenz foi abordada pela embaixada britânica em Milão para exibir os seus produtos na Galleria d’Arte Moderna em Milão, uma exposição com curadoria de Paul Smith e Moroso.

Os seus produtos são vendidos em todo o mundo através de mais de 50 retalhistas entre eles Conran, Paul Smith, La Rinascente, Selfridges e De Padova.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.