COSEC manteve a liderança em 2021 com 46% do mercado dos seguros de créditos

A companhia de seguros de crédito revela que manteve a liderança do mercado de seguro de créditos, com uma quota de 46%, e alcançou a liderança no mercado de seguro caução, com 43%. No último ano, a taxa de retenção de clientes situou-se acima dos 90%.

Esta quarta-feira dia 30 de março, realizou-se a Assembleia Geral da Cosec em que foram aprovados o relatório e as contas relativas ao exercício de 2021.

A companhia de seguros de crédito revela que manteve a liderança do mercado de seguro de créditos, com uma quota de 46%, e alcançou a liderança no mercado de seguro caução, com 43%.

No último ano, a taxa de retenção de clientes situou-se acima dos 90%,

em linha com o que aconteceu nos anos anteriores, revela a companhia liderada por Celeste Hagatong.

“A Cosec continua a registar um elevado rácio de solvência, que, a 31 de dezembro de 2021 ascendia a 262%, o que demonstra a sua solidez financeira”, revela a companhia.

No último exercício, a Companhia alcançou um resultado líquido positivo de 5,9 milhões de euros. “Desde a sua constituição, em 1969, a Cosec teve sempre resultados positivos, à exceção de num único ano, em que foi ligeiramente negativo devido a alterações contabilísticas”, acrescenta a seguradora.

A digitalização e a inovação são as prioridades estratégicas, diz a Cosec, que é detida pela Euler Hermes e BPI.

“A Cosec prosseguiu, em 2021, com o processo de transformação digital através da continuação da robotização de processos repetitivos em várias áreas da companhia, sendo de destacar ainda a conclusão do projeto de adoção da Cloud para as suas infraestruturas e sistemas. Entrou em funcionamento uma versão mais atualizada do CRM que permite o desenvolvimento de soluções de marketing digital”, refere o comunicado.

Durante o último ano, “foram também lançados novos produtos e soluções inovadores no mercado português, entre as quais se destaca, o Cosec – Allianz Trade World Program, uma solução de seguro de créditos exclusiva para grandes empresas com atividade em duas ou mais geografias; o COSECNet Caução, que permite o acesso em tempo real, de forma rápida e segura, a todos os documentos contratuais e informações de suporte à gestão do seguro caução; e as coberturas adicionais de proteção (CAP)”, acrescenta a companhia.

A companha é, desde a sua constituição, em 1969, responsável pela gestão do Sistema de Seguro de Créditos com Garantia do Estado português, para apoiar as empresas na sua exportação e internacionalização para países de risco político agravado.

A Cosec é uma empresa de capitais privados, repartidos equitativamente pelo Banco BPI, o quarto maior Banco Português, e pela Allianz Trade, líder mundial em seguro de créditos. A Allianz Trade é a trademark utilizada para designar a gama de serviços prestada pela Euler Hermes.

Recomendadas

Banco de Portugal volta a dispensar bancos de reserva contracíclica a partir de 1 de julho

A reserva contracíclica corresponde a uma reserva adicional que tem como objetivo proteger o setor bancário nos períodos em que o risco aumenta. Banco de Portugal mantém os 0% para o terceiro trimestre.

BCP é o banco que mais empresas ajudou a obter o Estatuto Inovadora da COTEC em 2022

A maioria das empresas apoiadas pelo Millennium bcp para obter o Estatuto Inovadora tem entre 11 e 20 anos (158 empresas) e entre 21 e 30 anos (152 empresas) de vida. Porto é o distrito com mais Empresas Inovadoras (145 empresas) apoiadas pelo Banco, à frente de Lisboa (121), Aveiro (102) e Braga (81), diz o BCP.

Linhas de Capitalização: que fundos para PMEs e startups? Veja a JE Talks

Pedro Neto, partner da Moneris e Ricardo Vale, coordenador comercial da Yunit Consulting irão abordar as melhores estratégias que as empresas podem adotar para entregar as suas candidaturas, numa iniciativa onde serão ainda dissecados os apoios existentes para PME e startups.
Comentários