[weglot_switcher]

Costa apresentou prioridades da Presidência portuguesa aos embaixadores dos países da UE

Primeiro-ministro reuniu esta manhã por videoconferência com os Embaixadores dos Estados-membros da União Europeia para apresentar os pilares da estratégia da Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.
  • Yves Herman/EPA via Lusa/POOL
21 Dezembro 2020, 13h39

O primeiro-ministro, António Costa, apresentou esta segunda-feira aos Embaixadores dos países da União Europeia as prioridades estratégicas da Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), que arranca a 1 de janeiro.

“Reuni-me hoje, por videoconferência, com os Embaixadores dos Estados-membros da União Europeia, a quem apresentei as prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho da UE: uma recuperação assente nas transições climática e digital; o desenvolvimento do Pilar Social da União Europeia, enquanto base de confiança de que esta dupla transição não deixará ninguém para trás; e o reforço da autonomia estratégica de uma Europa aberta ao Mundo”, escreveu o chefe de Governo, numa publicação no Twitter.

Portugal sucede à Alemanha na presidência rotativa do Conselho da União Europeia a 1 de janeiro de 2021 e até 30 de junho. Portugal precede, assim, à Eslovénia.

O Conselho da União Europeia é a instituição que representa os governos dos Estados-membros junto da UE, reunindo os ministros ou secretários de Estado para adoptar legislação e coordenar políticas. Segundo a informação divulgada pelo Governo durante o próximo semestre, Portugal vai: planear e presidir às reuniões do Conselho e das suas instâncias preparatórias e representar o Conselho nas relações com as outras instituições da UE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.