Costa diz que nome do novo presidente da Caixa será conhecido esta semana

“É essencial é que a Caixa tenha, rapidamente, uma decisão e esta semana vamos apresentar aos mecanismos europeus outro nome”, afirmou o primeiro-ministro.

António Costa já se pronunciou sobre a saída do presidente da Caixa Geral e Depósitos, António Domingues. O primeiro-ministro lamenta mas assegura que terá um novo nome e a futura composição da administração ainda esta semana. Recusa ainda qualquer mossa que o momento tenha feito na instituição.

“O Governo lamenta, obviamente, mas num regime democrático todos temos que respeitar a legislação aprovada pela Assembleia da República, mesmo quando não concordamos com ela”, disse aos jornalistas em jeito de recado.

“Agora o que é essencial é que a Caixa tenha, rapidamente, uma administração e esta semana vamos apresentar aos mecanismos de supervisão europeus um novo nome para liderar a Caixa, de forma a dar execução quer ao plano de negócios, quer de recapitalização, que estão aprovados e irão prosseguir. Essa é a parte fundamental para ter uma Caixa que esteja em boas condições, para ser um pilar da economia portuguesa”, acrescentou o primeiro-ministro.

Relacionadas

Domingues sai mas vai entregar declaração de rendimentos ao Constitucional

O ainda presidente da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, vai entregar hoje a declaração de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional, apesar de estar de saída do banco.

CGD: CDS-PP exige esclarecimentos a António Costa

João Almeida, deputado e porta-voz do CDS-PP, defende que a questão da CGD “só se resolve ao nível do primeiro-ministro”, que neste momento está “em dívida para com o país”.

Comissão Europeia aguarda nova gestão da CGD

Bruxelas aguarda que as autoridades portuguesas apresentem novo conselho de administração da CGD.

Demissão na CGD: Mais seis administradores acompanham Domingues

Em comunicado enviado à CMVM, seis administradores da equipa de Domingues comunicaram a sua saída. Dos 11, só sobram quatro.

Quem é António Domingues?

Tem uma vasta experiência no setor bancário e, entre os amigos, há quem diga que lida bem com a polémica. Gosta de vela, filosofia e música clássica.

Domingues sai da Caixa após ser impedido de fazer declaração secreta

Paulo Macedo, Carlos Tavares e Nuno Amado estarão entre os potenciais futuros presidentes do banco público.

Marques Mendes diz que António Domingues se sentiu ofendido com a lei aprovada

Entre sexta-feira e hoje domingo houve várias tentativas no sentido de ver se António Domingues recuava na decisão.

PSD, CDS e BE obrigam gestores da CGD a declarar património ao Constitucional

Só a CGD e o caso dos administradores liderados por António Domingues conseguiram pôr o Bloco de Esquerda ao lado da direita.

PS acusa: Demissão de administração da CGD resulta de “empenho do PSD e do CDS-PP em causar dificuldades”

João Galamba, deputado e porta-voz socialista, referiu ainda esperar “que o PSD não embarque numa nova tentativa” de dificultar o processo de recapitalização da CGD.

CGD: Primeiro-ministro “não pode dar à sola e não assumir as suas responsabilidades”

Quem o diz é Luís Montenegro, porta-voz do PSD, que defende ainda que a demissão da administração da Caixa Geral de Depósitos “não apaga os deveres de declaração dos respetivos membros”.

CGD: TC confirma entrega de declarações de rendimentos e património

A mesma fonte não confirmou nem o número nem a identidade dos elementos da administração que procederam a esta entrega.
Recomendadas

BNA levanta suspensão da participação no mercado cambial imposta ao Finibanco Angola

O Finibanco Angola tinha sido suspenso de participar no mercado cambial, por um período de 45 dias, pelo Banco Nacional de Angola (BNA), depois de o supervisor bancário angolano detectar incumprimentos durante uma inspecção pontual, em meados de agosto.

Banco de Portugal mantém a zero a exigência aos bancos de um “reserva contracíclica de fundos próprios”

O Banco de Portugal revelou o tradicional comunicado sobre a reserva contracíclica de fundos próprios, desta vez relativa ao 4.º trimestre de 2022. O supervisor vai manter a dispensa de constituição de reserva contracíclica para a banca no quatro trimestre deste ano, à semelhança do que sucedeu nos anteriores.

Merlin Properties compra sede do Novobanco na Avenida da Liberdade por 112 milhões

A informação do comprador foi confirmada pela entidade bancária esta sexta-feira em comunicado, depois de já ter avançado com o valor do negócio nas últimas semanas.
Comentários