[weglot_switcher]

Costa diz que foi Santana quem “manifestou interesse em que a Santa Casa entrasse” no Montepio

Questionado sobre a alegação de que o Governo pediu à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para investir no Montepio Geral, Costa ressalvou que “não há nenhuma decisão” quanto a esse investimento e disse que foi o então provedor Santana Lopes quem “manifestou interesse” no investimento em causa.
20 Dezembro 2017, 16h16

O chefe da bancada parlamentar do PSD, Hugo Soares, questionou diretamente o primeiro-ministro António Costa: “A que propósito e a que título solicitou à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que investisse no Montepio?” Na resposta, Costa leu excertos do recente comunicado de Pedro Santana Lopes (ex-provedor da Santana Casa da Misericórdia de Lisboa e atual candidato à liderança do PSD) e concluiu que “a auditoria continua a não estar concluída e não há nenhuma decisão.”

“Como sabe, recordar-se-á que o antigo provedor [Pedro Santana Lopes] da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa manifestou interesse em que a Santa Casa entrasse naquela instituição. Foi entendido que no quadro do Montepio Geral, tendo em conta a natureza e o vínculo, seria necessário adoptar medidas,” declarou Costa. No entanto, o primeiro-ministro referiu-se também à intenção de “ter um importante banco do terceiro setor, do setor social, recolhendo a participação de misericórdias e outas entidades do terceiro setor. Foi nesse sentido que foi discutido com a Santa Casa essa possibilidade.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.