[weglot_switcher]

Costa quer “salto” na cooperação económico-comercial com a Índia

Um dos objetivos da visita do primeiro-ministro à Índia é promover um novo “salto” na cooperação entre os dois países, cujas relações neste domínio são consideradas incipientes.
6 Janeiro 2017, 08h40

Amanhã, o primeiro-ministro dá início à visita de seis dias à Índia. Durante esse período, António terá intervenções em dois seminários económicos (em Bangalore e Ahmedabad), numa conferência logo no primeiro dia de programa em Deli, e terá em Goa um encontro com empresários de Bollywood, para tentar captar investimentos.

Portugal continua a possuir com o Estado moderno indiano relações económico-comerciais consideradas “incipientes” – um resultado cuja explicação radica em grande medida no atribulado período que marcou as últimas décadas da História colonial portuguesa.

O país apenas exportou para a Índia em 2015 cerca de 80 milhões de euros, sobretudo máquinas, tendo por sua vez importado produtos no valor de 460 milhões de euros (principalmente têxteis).

O Governo português tem entre as suas principais metas tirar partido da presença de algumas empresas nacionais já a operar em território indiano (casos da Efacec, da Brisa ou da Visabeira) para ampliar a sua penetração neste mercado.

De acordo com o que fonte do executivo adiantou à agência Lusa, o intuito é também estabelecer parcerias com empresas indianas, tendo em vista a entrada em mercados do sudeste asiático ou da África Oriental, onde a Índia já tem forte presença.

As ‘startups’ indianas já tiveram uma forte presença na última Web Summit em Lisboa, em novembro passado. Agora, no Instituto Universitário de Bangalore, na segunda-feira, juntamente com o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, António Costa participa num evento dedicado às ‘statup’, ocasião em que será assinado um memorando entre a MoU Statup Portugal e a Invest Índia.

Índia e Portugal estiveram 12 anos com relações diplomáticas cortadas, até ao 25 de Abril de 1974, depois da invasão militar dos territórios do então Estado Português da Índia em dezembro de 1961.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.