São muitos os consumidores que preferem a facilidade e a comodidade que a internet oferece para fazer as suas compras. Porém, a maioria dos compradores não se apercebe das consequências para o meio ambiente do comércio eletrónico ou à distância. Não nos referimos apenas a mencionar as questões do transporte e mobilidade, mas também à própria embalagem que chega às mãos dos consumidores.
Por vezes, a própria loja não está atenta à questão ambiental pois a grande preocupação é fazer chegar ao consumidor o artigo sem qualquer dano. Todavia, o excesso de plástico utilizado no embalamento merece alguma reflexão e adequação da embalagem – material e dimensão – ao produto a ser enviado.
A embalagem ideal seria aquela que utiliza apenas um único tipo de material, sendo esse fácil de reciclar.
O que pode então o consumidor fazer para diminuir este impacto?
- Alertar a loja onde fez a encomenda de forma a que esta possa estar mais desperta em relação ao impacte ambiental;
- Comprar apenas o que é necessário e evitar compras por impulso;
- Tentar agrupar a aquisição de vários produtos numa só encomenda;
- Optar pelo envio Standard, ficando o envio rápido apenas para casos de extrema necessidade e urgência;
- Indicar um ponto de entrega da encomenda certificando-se que estará sempre alguém para receber de modo a evitar mais deslocações;
- Devolver os artigos apenas em caso de defeito ou com uma qualidade inesperada.
Seja um consumidor mais consciente, denuncie o plástico a mais.
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube.