Costuma comprar através da internet? Tenha atenção ao impacte ambiental das suas encomendas

Por vezes, a própria loja não está atenta à questão ambiental pois a grande preocupação é fazer chegar ao consumidor o artigo sem qualquer dano. Todavia, o excesso de plástico utilizado no embalamento merece alguma reflexão e adequação da embalagem – material e dimensão – ao produto a ser enviado.  

São muitos os consumidores que preferem a facilidade e a comodidade que a internet oferece para fazer as suas compras. Porém, a maioria dos compradores não se apercebe das consequências para o meio ambiente do comércio eletrónico ou à distância.  Não nos referimos apenas a mencionar as questões do transporte e mobilidade, mas também à própria embalagem que chega às mãos dos consumidores.  

Por vezes, a própria loja não está atenta à questão ambiental pois a grande preocupação é fazer chegar ao consumidor o artigo sem qualquer dano. Todavia, o excesso de plástico utilizado no embalamento merece alguma reflexão e adequação da embalagem – material e dimensão – ao produto a ser enviado.  

A embalagem ideal seria aquela que utiliza apenas um único tipo de material, sendo esse fácil de reciclar.  

O que pode então o consumidor fazer para diminuir este impacto? 

  • Alertar a loja onde fez a encomenda de forma a que esta possa estar mais desperta em relação ao impacte ambiental; 
  • Comprar apenas o que é necessário e evitar compras por impulso; 
  • Tentar agrupar a aquisição de vários produtos numa só encomenda; 
  • Optar pelo envio Standard, ficando o envio rápido apenas para casos de extrema necessidade e urgência; 
  • Indicar um ponto de entrega da encomenda certificando-se que estará sempre alguém para receber de modo a evitar mais deslocações; 
  • Devolver os artigos apenas em caso de defeito ou com uma qualidade inesperada. 

Seja um consumidor mais consciente, denuncie o plástico a mais. 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube.

Recomendadas

CRC do Banco de Portugal. Afinal, de que se trata?

A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) é uma base de dados gerida pelo Banco de Portugal que contém informação prestada pelas entidades participantes (instituições que concedem crédito) sobre os créditos concedidos aos seus clientes.

É jovem e quer abrir a sua primeira conta bancária? Saiba aqui algumas dicas

Hoje pode optar por abrir conta sem sair de casa e com garantia de segurança. Quase todos os bancos oferecem um conjunto de serviços através de aplicações que poderá utilizar para consulta e efetuar transações.

80% dos que se despediram em 2022 arrependem-se da decisão, aponta estudo

O fenómeno que ficou conhecido como ‘a grande demissão’ resultou num grande arrependimento. 80% dos trabalhadores que largaram os seus empregos no ano passado gostaria de voltar atrás na decisão, revela um estudo da Paychex.
Comentários