Cotrim de Figueiredo diz que a única certeza na TAP é a perda de dinheiro

O líder da IL comentava as declarações do primeiro-ministro, que disse, na quinta-feira, esperar que a privatização da TAP ocorra nos próximos doze meses.

Presidente do Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo | Foto: Cristina Bernardo

O presidente da Iniciativa Liberal (IL) afirmou este domingo que a única certeza quanto à TAP é a de que haverá perda de dinheiro dos contribuintes em todo o processo.

“Em dois anos e pouco, passa-se da certeza de que aquilo [nacionalização] é a decisão certa para a única certeza é a de que vamos perder dinheiro e a continuar a não ter um serviço de qualidade”, afirmou João Cotrim de Figueiredo, que discursava no final do “Just X’IL” – Encontro Nacional da Juventude da Iniciativa Liberal -, que decorreu na Nazaré.

O líder da IL comentava as declarações do primeiro-ministro, que disse, na quinta-feira, esperar que a privatização da TAP ocorra nos próximos doze meses.

“A tal TAP que nunca era para ser privatizada e agora já vai ser privatizada e depressa e, claro, talvez se perca dinheiro. O primeiro-ministro espera que nós, mas todos nós temos a certeza que sim”, apontou Cotrim de Figueiredo.

O responsável chamou à IL o papel principal de crítica ao processo de nacionalização da TAP e de ajuda no contexto da pandemia.

“Sem nós, ainda hoje achava-se normal ter-se enterrado 3.200 milhões de euros dos portugueses na TAP”, referiu, considerando que as decisões não foram tomadas no interesse da defesa do dinheiro dos contribuintes e na “defesa daqueles que mais têm a ver com a prestação de serviços na aviação comercial”.

Durante a primeira parte da sua intervenção perante uma plateia de jovens militantes do partido, Cotrim de Figueiredo criticou ainda o PS por não saber “gerir a coisa pública e os serviços públicos”, protestou contra o “bipartidarismo” em Portugal e falou ainda da ‘irritação’ que a IL provoca a António Costa.

“O primeiro-ministro perde as estribeiras, perde as maneiras quando fala com a Iniciativa Liberal. Estamos a mexer onde dói”, notou.

Posteriormente, Cotrim de Figueiredo falou durante 20 minutos, num registo similar a uma ‘ted talk’, sobre a sua ideia de cultura política para o partido.

Recomendadas

Marcelo avisa que “é preciso manter a democracia viva e repensá-la constantemente”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que “é preciso manter a democracia viva e repensá-la constantemente” para evitar o aparecimento de respostas “fora do sistema e quase à margem”.

PR espera “evolução positiva” no sentido da paz e estabilização em São Tomé e Príncipe

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou hoje preocupação face à tentativa de golpe de Estado que aconteceu em São Tomé e Príncipe, mostrando-se esperançado numa “evolução positiva” no sentido da paz.

Chega recomenda ao Governo que reconheça a Rússia como Estado “patrocinador do terrorismo internacional”

O partido de Ventura defende que está na altura de Portugal tomar uma posição em relação a esta matéria.
Comentários