[weglot_switcher]

Covid-19: Brussels Airlines deixa de voar até 19 de abril

A suspensão dos voos da companhia aérea do Grupo Lufthansa irá proceder uma diminuição gradual dos voos agendados entre o dia de hoje até ao próximo sábado, dia 21 de março.
17 Março 2020, 14h01

A Brussels Airlines decidiu suspender temporariamente todos os seus voos a partir de 21 de março até 19 de abril.

“Os planos de voos serão gradualmente diminuídos no decurso desta semana para atingir uma suspensão total temporária dos voos no próximo sábado”, assegura um comunicado da transportadora aérea do Grupo Lufthansa.

Dieter Vranckx, CEO da Brussels Airlines, adianta que “já estamos a trabalhar no recomeço das nossas operações, planeado para 20 de abril”.

“Tendo em contas as extraordinárias circunstâncias causadas pela crise mundial do coronavírus, a Brussels Airlines decidiu suspender temporariamente a partir de 21 de março. Até lá, as operações de voos da Brussels Airlines serão reduzidas gradualmente de uma forma controlada e estruturada de forma a trazer os passageiros e as tripulações par as suas casas”, esclarece o referido comunicado.

O documento em questão acrescenta que “a decisão da Brussels Airlines de suspender temporariamente os seus voos entre 21 de março e 20 de abril foi igualmente tomada na sequência de medidas impostas por diversas autoridades, como a advertência para não viajar das autoridades belgas, que a Brussels Airlines entende totalmente, e o crescente número das autoridades nacionais na Europa e no exterior que já não permitem voos nos seus territórios”.

“Está em curso uma política continuada e alargada de boa vontade para os clientes, oferecendo-lhes a oportunidade de reagendarem os seus voos para uma data mais adiantada”, garante o referido comunicado.

Como anunciado na semana passada, a Brussels Airlines está a proporcionar aos passageiros até 1 de junho decidirem sobre uma nova data de voo ou até mudarem para destino diferente do inicialmente marcado.

A Brussels Airlines avisa ainda que todas as partidas intercontinentais para África irão, a partir de hoje, 17 de março, ser adiadas para a tarde, por razões de conectividade com a rede de curso curso, ou seja, voos domésticos ou de curta distância.

A companha aérea assegura ainda que irá continuar a manter uma capacidade mínima em ‘stand by’ para os voos de repatriação que venham a ser requeridos.

Dieter Vranckx garante que “iremos monitorizar continuamente a situação e comunicar em conformidade, planeando um recomeço das nossas operações a 20 de abril para acolher os nossos convidados a bordo outra vez”.

“Como uma companhia responsável, temos de tomar uma decisão de encerrar temporariamente as nossas operações. Isto permitir-nos-á reduzir o impacto financeiro negativo na nossas companhia”, salienta o CEO da Brussels Airlines.

Os funcionários da Brussels Airlines já estão desde 16 de março a trabalhar num regime de desemprego técnico temporário a 30%. “Em conjunto com os seus parceiros sociais, a companhia está a trabalhar na expansão do regime de desemprego técnico temporário para uma taxa de 100% enquanto durar a suspensão temporária dos voos. Algumas exceções a este regime serão efetuadas para cobrir os voos de repatriamento e o recomeço das operações”, esclarece a Brussels Airlines.

A companhia aérea garante que os passageiros que tinham voos marcados para os próximos dias e que venham a ser cancelados devido à situação extraordinária que se está a viver são automaticamente inscritos na lista de reservas, estando a pedir-lhes que vejam o estado da sua situação de voo no ‘site’ da Brussels Airlines. Os passageiros que tenham fornecido o seu número de telefone ou endereço de ‘mail’ ou que sejam membros do programa de milhas da companhia serão automaticamente informados sobre as mudanças nos voos.

A Brussels Airlines está também a pedir aos passageiros cujos voos sejam cancelados nos próximos dias sete dias que se abstenham de contactar a companhia nos próximos dias, permitindo, assim, que os serviços da transportadora aérea possam em primeiro lugar tratar dos casos dos clientes que têm partidas imediatas mneste período de transição.

A Brussels Airlines é a companhia aérea nacional belga, conectando Bruxelas a mais de 80 destinos, dos quais 17 na África subsariana, 65 na Europa, três na América do Norte e um em Israel (Tel Aviv).

A companhia emprega mais de quatro mil funcionários e gere um frota de 48 aviões, que efetuam cerca de 250 voos diários. Transporta mais de 10 milhões de passageiros por ano.

A Brussels Airlines integra o Grupo Lufthansa e é membro da Star Alliance. A companhia foi fundada em 2002 e é 100% detida pela Deutsche Lufthansa AG.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.