[weglot_switcher]

Covid-19: Castro Marim regista dois casos positivos ‘importados’ de Inglaterra

Francisco Amaral, médico e presidente da Câmara, apela: “pelo vosso bem e pelo bem de todos, não se desloquem agora para o Algarve”.
30 Março 2020, 20h45

O primeiro caso confirmado de Covid-19 em Castro Marim veio de Inglaterra. Não é um, são dois. “É um jovem casal, residente na área metropolitana de Lisboa, que regressou de Inglaterra há uns dias e ocupou seguidamente a casa de férias em Altura. No entanto, ficou logo em quarentena voluntária e está agora a ser acompanhado pelo delegado de saúde local e em isolamento no seu domicílio, encontrando-se os dois estáveis”.

A informação foi dada esta segunda-feira, 30 de março, por Francisco Amaral, Presidente da Câmara, aos munícipes. “Hoje tivemos a confirmação oficial de dois casos de Covid-19 no Município de Castro Marim”.

Localizado no distrito de Faro, Algarve oriental, fronteiro a Espanha, o concelho de Castro Marim está sediado na vila com o mesmo nome, estendendo-se pela serra algarvia, a norte e tocando o  oceano Atlântico, a sul. Tem uma população idosa, sobretudo na serra e muitas habitações secundárias junto às praias. Foi justamente na freguesia marítima de Altura, banhada pela praia de Alagoa, que o casal português se refugiou.

“Temos consciência de que esta é uma região com muitas habitações secundárias e que a preocupação e o cuidado podem fazer com que queiram visitar amigos e familiares, mas apelo a que não o façam. Pelo vosso bem e pelo bem de todos, não se desloquem agora para o Algarve, afim de não fragilizar-mos a população residente”, apela Francisco Amaral, que também é médico.

A Câmara tem dois carros de som em permanência, a percorrer todos os montes, todas as localidades do concelho, a apelar às pessoas para que fiquem em casa. “Quem precisar de alguma coisa das compras ou da farmácia, também temos quem ajude as pessoas, sem que elas tenham de sair da sua casa”, é dito.

O apoio às pessoas com mais de 65 anos, doentes crónicos ou em situação de isolamento sem rede social ou familiar de apoio foi reforçado logo no início da pandemia. “Este apoio domiciliário aos idosos nas dezenas de montes da serra algarvia visa essencialmente a fixação dos idosos no domicílio, evitando o contacto com indivíduos infetados, já que se trata de uma população muito vulnerável”.

O edifício da Câmara Municipal está encerrado, sendo o funcionamento dos serviços assegurado por via telefónica ou email.  Em consonância com o Ministério da Educação, o Agrupamento de Escolas e a Câmara Castro Marim garante o fornecimento de refeições aos alunos carenciados e abrangidos pelo escalão A.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.