Covid-19: Madeira deve receber 8.500 vacinas da AstraZeneca até final da semana

A Madeira recebeu esta segunda-feira 5.850 doses da vacina da Pfizer contra a covid-19.

A Madeira deve receber mais 8.750 doses da vacina contra a covid-19, da AstraZeneca, até final da semana, disse a Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil.

“As vacinas permitem dar continuidade ao plano de vacinação da região a um bom ritmo”, referiu a Coordenadora do Núcleo Farmacêutico, Martinha Garcia.

“A vacina da AstraZeneca é igualmente administrada em duas doses, mas permite que o tempo entre vacinações seja de três meses, possibilitando desta forma a chegada da imunização a mais pessoas”, disse Martinha Garcia.

Esta segunda-feira a região autónoma recebeu 5.850 doses da vacina contra a covid-19, da Pfizer.

A Madeira tinha recebido em fevereiro 17.500 doses de vacinas contra o coronavírus.

A vacinação contra a covid-19 iniciou-se na Madeira a 31 de dezembro. Já foram administradas 17.521 doses de vacinas contra o coronavírus até 19 de fevereiro. 12.262 eram correspondentes à primeira dose e 5.259 eram correspondentes à segunda-dose.

A Madeira tem três fases de vacinação. A primeira fase da vacinação deve finalizar-se em março/abril.

 

Relacionadas

Madeira quer população vacinada até ao início de 2022

O objetivo é que nesse prazo sejam administradas já as duas doses a todas as pessoas incluídas no processo, declarou o secretário da Saúde e Proteção Civil da Madeira, numa entrevista por videoconferência à agência Lusa.

Respostas Rápidas: como vai funcionar o plano de vacinação contra a Covid-19 na Madeira

O plano de vacinação da região contra o coronavírus tem elegíveis para vacinação cerca de 206 mil habitantes. O envio das vacinas deve ocorrer “em cada trimestre de 2021 e até ao primeiro trimestre de 2022”. O primeiro lote deve ter 9.750 vacinas, deve chegar esta semana, e a vacinação deve começar antes do final do ano, de acordo com a previsão do executivo madeirense. Estão previstos três grupos prioritários de vacinação.
Recomendadas

Madeira: Investigadores defendem potencialidades do mar no desenvolvimento económico

O vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Victor Freitas, destacou a importância do mar para o país, em particular para a Região, “que tem já muito trabalho desenvolvido”, apesar de a Secretaria do Mar só ter surgido neste último governo.

Madeira promove conferências sobre património cultural imaterial da região

A primeira conferência dará mote ao tema “Património Cultural Imaterial: Conceitos, Domínios e Inventário”. A segunda conferência é intitulada “Ter começado é meio caminho andado”, e aborda o papel da Secretaria Regional de Turismo na preservação deste património.

Funchal já aprovou 160 mil euros dos apoios municipais “Alavancar” e “Re-Abrir”

No total, são 500 mil euros disponíveis, a fundo perdido, dos quais 32% estão aprovados.
Comentários