Covid-19: Portugal volta a ultrapassar o máximo de testagem diária

Em Portugal já foram realizados cerca de 24,5 milhões de testes à Covid-19, excluindo os autotestes.

Portugal atingiu um novo máximo de testagem diária na passada quarta-feira, 22 de dezembro, chegando aos 249.834 testes realizados.

No dia 22 de dezembro, do total de testes realizados, 74,5% foram testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, realizados em laboratórios e farmácias, com uma taxa de testes positivos de 5%.

Em Portugal, desde o início da pandemia, já foram realizados cerca de 24,5 milhões de testes à Covid-19, excluindo os autotestes. Cerca de 16,1 milhões de testes foram RT-PCR e 8,4 milhões foram TRAg.

No mês de dezembro, entre o dia 1 e o dia 22, mais de 3 milhões de testes foram realizados em todo o território nacional, dos quais 2,1 milhões foram testes TRAg. O aumento dos testes realizados no mês do natal deve-se às novas medidas anunciadas pelo Conselho de Ministros, nomeadamente a obrigatoriedade de apresentação de teste de despiste à Covid-19 para aceder a alguns serviços e espaços, bem como o aumento dos postos de testagem verificado por todo o país.

O máximo de testagem diário anterior tinha sido alcançado no passado dia 17 de dezembro, com mais de 227 mil testes.

De referir que os testes antigénio realizados em laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos desde o dia 19 de novembro, uma medida implementada com vista a assegurar que cada utente possa realizar até seis testes por mês. Esta medida irá vigorar até o dia 31 de dezembro.

Na passada quinta-feira, dia 23 de dezembro, Portugal registou um novo máximo diário de casos de Covid-19, chegando aos 10.549 novos casos, valor que não era registado desde o dia 26 de janeiro.

Recomendadas

Portugal registou 18.315 mil casos e 37 mortes de Covid-19 na última semana

A Direção-Geral da Saúde contabilizou mais 2.049 infeções em comparação à semana anterior.

PremiumConferência do Jornal Económico debateu os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Assista na quinta-feira à JE Talks: Guia do Investimento Imobiliário (com áudio)

Esta semana as JE Talks olham para as tendências de crescimento e perspetivas que se irão sentir no mercado de investimento imobiliário, um tema que segue na sexta-feira para as bancas com a edição impressa do Jornal Económico. Assista a esta conversa em direto no próximo dia 22 de setembro, às 15h00.
Comentários