[weglot_switcher]

Covid-19: Sonae Capital congela distribuição de 15 milhões de euros em dividendos

Empresa liderada por Miguel Gil Mata decidiu reverter a distribuição de dividendos prevista para já devido ao clima de incerteza gerado pela crise da Covid-19. E admite reavaliar a remuneração aos acionistas quando “existir uma maior visibilidade sobre o futuro”
6 Abril 2020, 20h29

A Sonae Capital anunciou esta segunda-feira que afinal não vai distribuir 15 milhões de euros em dividendos relativos ao exercício de 2019.

Em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Miguel Gil Mata informou que “face ao contexto de elevada incerteza resultante da pandemia Covid-19 e consequente estado de emergência em Portugal, o seu conselho de administração deliberou, à data de hoje, reverter a proposta anteriormente anunciada de distribuição de dividendos”.

Em 2019, a Sonae Capital registou prejuízos de 12 milhões de euros, mas queria remunerar os acionistas em 15 milhões de euros, o que correspondia a um dividendo líquido de seis cêntimos por ação.

A decisão foi tomada “por prudência”, referiu a Sonae Capital, e teve por objetivo o de “assegurar uma acrescida estabilidade financeira” da empresa.

No entanto, a decisão não tem carácter definitivo, uma vez que está previsto que o conselho de administração “considera reavaliar quando existir uma maior visibilidade sobre o futuro, a normalidade de todas as suas operações seja retomada e, sobretudo, tendo em consideração a adequabilidade da estrutura de capitais à tipologia de activos e negócios em posse do Grupo”, conclui a nota.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.