[weglot_switcher]

Covid-19: Taxa de vacinação das crianças é de apenas 8% na Madeira

O secretário regional da Saúde considera que esta baixa adesão das crianças, entre os 5 e os 11 anos, é “inaceitável”. Já foram vacinadas 1.190 crianças nesta faixa etária, desde 14 de dezembro, de um total de 14.715 que o executivo regional pretende vacinar no período das férias de natal.
27 Dezembro 2021, 15h18

Até ao passado dia 23 de dezembro, foram administradas 1.190 vacinas pediátricas contra a Covid-19 na Região Autónoma da Madeira, uma adesão de 8% das crianças da região com idades entre os 5 e os 11 anos de idade.

Destas 1.190, 321 pertencem ao grupo de risco, uma percentagem de vacinação de 27% neste grupo.

“Isto é inconcebível após dois anos de pandemia”, afirmou o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, durante o passado domingo.

“Não queiramos ser responsáveis por situações menos felizes nas nossas crianças, aqui na região. Temos de seguir as recomendações internacionais e também nacionais”, avisou o governante.

O secretário regional da Saúde considerou que “isto é inaceitável” se não houver “qualquer outro motivo para que a vacinação não possa ocorrer”.

“Isto constitui um perigo para todos. A Covid-19 é um problema de saúde pública”, reforçou, lamentando que os pais ainda não tenham aderido à vacinação das crianças com a rapidez que Pedro Ramos considera necessária.

Esta fraca adesão contrasta com as expetativas do Governo Regional de abranger as 14.715 crianças desta faixa etária ainda no período das férias de natal.

Até ao dia 12 de dezembro, a região autónoma recebeu 12.000 doses da vacina, e o Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, declarou na altura que a região vai receber 17.500 doses até ao final do ano, correspondente a 25% do total de vacinas adquiridas por Portugal.

De referir que a Madeira foi a primeira região do país a proceder à vacinação das crianças, processo que arrancou no passado dia 14 de dezembro. No território continental, até ao dia 19 de dezembro, foram vacinadas 88.800 crianças nestas idades.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.