Covid-19: vacinação das crianças é decisão dos pais e não do Secretário da Saúde, diz Iniciativa Liberal Madeira

“A decisão de vacinar as crianças, que caso o sr. Secretário não saiba são menores, é dos pais. O sr. Secretário não manda nos nossos filhos, nem lhe compete decidir por nós o que é melhor para eles”, declarou Nuno Morna, coordenador da Iniciativa Liberal Madeira.

A comissão coordenadora da Iniciativa Liberal Madeira considera que a vacinação das crianças contra a Covid-19 deve ser ultimamente uma decisão dos pais, e não do Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos.

“A decisão de vacinar as crianças, que caso o sr. Secretário não saiba são menores, é dos pais. O sr. Secretário não manda nos nossos filhos, nem lhe compete decidir por nós o que é melhor para eles”, declarou Nuno Morna, coordenador da Iniciativa Liberal Madeira.

Não obstante, a Iniciativa Liberal defende a vacinação de crianças que integrem grupos de risco, decisão que deve ser “sempre sustentada em decisão paternal”, mas que nos restantes casos é “prudente” aguardar antes de recorrer à vacinação universal das crianças, de acordo com um relatório da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC).

A referir que, nesse relatório, publicado no dia passado dia 5 de dezembro, também foi divulgado que “a avaliação de risco-benefício é favorável à vacinação universal das crianças dos 5 aos 11 anos”. O relatório pode ser consultado na íntegra na Direção-Geral da Saúde.

O partido manifestou-se contra as declarações do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, em relação à necessidade das crianças estarem vacinadas antes da retoma das aulas, em janeiro: “com estas palavras, o Secretário da Saúde mete na gaveta a decência e pretende dar a entender que criança não vacinada não pode frequentar a escola”, acusou Nuno Morna.

O coordenador da Iniciativa Liberal Madeira acrescentou que “não há lei neste país que obrigue seja lá quem for a ser vacinado”, declarando que “os madeirenses são pessoas maduras e responsáveis e não admitem ser destratados desta maneira por quem começa a revelar tiques ditatoriais”.

Recomendadas

Conferência do Jornal Económico debate os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Primeiro-ministro espanhol testou positivo à Covid-19

Sánchez não disse se estava a sentir-se doente ou se iria cancelar outros compromissos na próxima semana.

Portugal registou 18.315 mil casos e 37 mortes de Covid-19 na última semana

A Direção-Geral da Saúde contabilizou mais 2.049 infeções em comparação à semana anterior.
Comentários