[weglot_switcher]

CPI ao Novo Banco: deputados têm até 28 de dezembro para apresentarem lista de documentos e de nomes

Depois da tomada de posse da Comissão Parlamentar de Inquérito às perdas do Novo Banco, esta terça-feira, os 17 deputados que vão liderar os trabalhos têm até 28 de dezembro para apresentar a lista de personalidades que querem ouvir e de documentos que querem consultar.
15 Dezembro 2020, 14h26

Os 17 deputados efetivos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) às perdas do Novo Banco imputadas pelo Fundo de Resolução têm até ao dia 28 de dezembro para apresentarem a lista de documentos a que pretendem ter acesso e de personalidades que pretendem inquirir, apurou o JE junto de fonte parlamentar.

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, deu esta terça-feira posse à CPI que tem quatro meses para concluir os trabalhos, até abril do próximo ano.

Fonte do Bloco de Esquerda revelou esta terça-feira ao JE que o primeiro documento que os bloquistas vão pedir no âmbito da CPI será a auditoria interna do Banco de Portugal sobre a resolução do Banco Espírito Santo.

A CPI será presidida pelo social democrata Fernando Negrão, sendo que a equipa do PSD, composta por quatro deputados do PSD, será coordenada por Duarte Pacheco, onde estarão ainda integrados os deputados Hugo Carneiro e Mónica Quintela.

O grupo parlamentar do PS que vai trabalhar na CPI ao Novo Banco conta com sete deputados, onde se inclui o coordenador, João Paulo Correia. Ana Paula Vitorino, Fernando Anastácio, Hugo Carvalho, Jamila Madeira, Joana Sá Pereira e Miguel Matos serão os outros deputados socialistas efetivos da CPI.

O Bloco de Esquerda contará com dois deputados — Mariana Mortágua e Jorge Costa —, mais um do que os grupos parlamentares do PCP, CDS, PAN e Iniciativa Liberal.

Duarte Alves será o deputado dos comunistas na CPI, enquanto nos centristas a responsabilidade ficará a cargo da deputada Cecília Meireles. André Silva será o representante do PAN e João Cotrim Figueiredo o da Iniciativa Liberal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.