O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, estará presente no Conselho de Negócios Estrangeiros, que decorre amanhã, segunda-feira, em Bruxelas, estando a invasão russa da Ucrânia novamente entre os principais pontos da agenda.
Num comunicado enviado este domingo à comunicação social, o gabinete dos Negócios Estrangeiros indica que os 27 chefes da diplomacia da União Europeia (UE) vão fazer um “ponto de situação sobre a agressão da Rússia contra a Ucrânia, sobre o Sahel e sobre os países costeiros da África Ocidental”.
Na agenda dos governantes estão ainda outros assuntos da atualidade como a situação no Irão, Arménia, Afeganistão, Venezuela, Montenegro e Etiópia.
Segundo a mesma nota, está ainda programado um encontro com o primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Shtayyeh: “Durante um almoço de trabalho, os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE manterão uma troca informal de pontos de vista com o Primeiro-Ministro palestiniano”.
O Conselho dos Negócios Estrangeiros reúne-se, por norma, uma vez por mês, e é presidido pelo alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell Fontelles, sendo responsável pela ação externa da UE – política externa, a defesa e a segurança, o comércio, a cooperação para o desenvolvimento e a ajuda humanitária.