[weglot_switcher]

Crédito Agrícola com Rating de Risco ESG de 20,0 atribuído pela Sustainalytics

Licínio Pina, presidente do Grupo Crédito Agrícola afirma em comunicado que “é com orgulho que vemos o Crédito Agrícola apresentar um resultado positivo neste primeiro exercício de Rating ESG, resultado de um longo caminho percorrido pelo Grupo desde que adoptou a sustentabilidade como um desígnio estratégico”.
25 Maio 2023, 12h41

O Crédito Agrícola destaca-se no sector bancário nacional com um Rating de Risco ESG de 20,0 atribuído pela Sustainalytics. O que é considerado um risco médio, muito próximo do nível de risco baixo. A Sustainalytics é uma agência independente de rating e análise de critérios de ESG e de Corporate Governance.

A avaliação atribuída neste estudo considera o grau de exposição da Organização a diferentes riscos de ESG (Environmental, Social e Governance), assim como a capacidade de gerir esses mesmos riscos.

“O Crédito Agrícola, como banco cooperativo de vocação regional, apresenta uma exposição a riscos ESG considerada média (35,0), abaixo da média do sector bancário global e da generalidade dos bancos nacionais. Por sua vez, a capacidade de gestão de riscos ESG do Crédito Agrícola foi considerada mediana (45,1)”, lê-se no comunicado.

O Crédito Agrícola, na análise da Sustainalytics, destaca-se pela positiva nos critérios relacionados com ética (por exemplo em mecanismos de denúncia e políticas de compliance, anti-corrupção, anti-fraude) e governação, políticas, processos, análise de risco e transparência na disponibilização da Oferta bancária aos clientes.

Licínio Pina, Presidente do Grupo Crédito Agrícola afirma em comunicado que “é com orgulho que vemos o Crédito Agrícola apresentar um resultado positivo neste primeiro exercício de Rating ESG, resultado de um longo caminho percorrido pelo Grupo desde que adoptou a sustentabilidade como um desígnio estratégico”.

“É também, sem dúvida, um incentivo para continuar o caminho da melhoria contínua. São muitas as frentes de actuação mas, para nós, o caminho da transição passará certamente por robustecer a oferta de soluções financeiras que permitam responder aos desafios sociais e climáticos da sociedade portuguesa e agarrar oportunidades de crescimento sustentável, sempre num contexto de elevada proximidade com os nossos clientes”, diz o presidente do grupo.

A entidade que atribuiu o rating “denotou ainda que, ao nível da gestão interna, a diversidade e inclusão serão as grandes prioridades para 2023 e que o Crédito Agrícola, pela sua natureza e valores cooperativos que partilha desde a sua fundação, tem o terreno propício para uma materialização autêntica, consistente e coerente do seu trabalho em prol do desenvolvimento sustentável”, realça Licínio Pina.

“O Crédito Agrícola congratula-se com o resultado obtido, reconhecendo simultaneamente a margem de melhoria, nomeadamente ao nível do reforço da concessão de financiamento sustentável e da aposta numa cultura interna mais diversa, inclusiva e informada”, refere o banco.

Esta distinção, atribuída pela Sustainalytics, “vem reforçar a ambição do Crédito Agrícola em tornar-se uma referência em Sustentabilidade no mercado nacional, mantendo o reconhecimento de Grupo Financeiro de confiança dos portugueses”, frisa o banco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.