[weglot_switcher]

Crédito Agrícola dá moratória nos créditos regulares até doze meses para particulares e empresas

Para os particulares, a medida abrange as operações de crédito à habitação, ao consumo e, para as empresas, inclui os créditos ao investimento e tesouraria.
25 Março 2020, 16h51

O Crédito Agrícola anunciou esta quarta-feira moratórias até um ano para os créditos regulares dos particulares ou empresas, que têm de ter a situação regularizada com o banco liderado por Licínio Pina.

Em comunicado, o Crédito Agrícola disse que “criou um mecanismo de moratória para os créditos regulares para particulares e empresas que permite uma carência de capital ou prorrogação do termo do prazo de pagamento até 12 meses, cumulativos entre carência e prorrogação”.

No que diz respeito aos particulares, a medida abrange as prestações do crédito à habitação e consumo. Em relação às empresas, a medida aplica-se às prestações relativas a créditos ao investimento e tesouraria.

“O Crédito Agrícola ajustará estas condições às orientações ou decisões que vierem a ser tomadas pelas autoridades legislativas ou regulatórias, europeias ou nacionais”, frisou a instituição financeira.

Além disso, o Crédito Agrícola lançou uma linha de crédito para “todo o tipo de empresas nacionais” que estejam a atravessar por dificuldades de liquidez devido à crise da pandemia do novo coronavírus. Com esta linha de crédito, com um limite de financiamento máximo por empresa de até 100 mil euros, denominada de Linha de Crédito de Apoio Especial – Fundo Maneio, as empresas beneficiárias poderão pagar salários, cumprir encargos com a manutenção da atividade e proceder ao pagamento a fornecedores.

A instituição financeira liderada por Licínio Pina revelou ainda ter-se associado ao Estado e ao Sistema Nacional de Garantia Mútua na Linha de Crédito Capitalizar 2018 COVID-19 com um montante global de 200 milhões de euros e com um limite de financiamento de 1,5 milhões de euros por empresa e por linha específica.

O banco lançou também uma linha de crédito para os particulares. A Linha de Crédito de Apoio Especial Pessoas Singulares destina-se a apoiar as pessoas a fazerem face aos encargos, “seja por despesas de saúde, seja pela contingência de passar a ficar em casa, com as despesas acrescidas que daqui, naturalmente resultam e os rendimentos serem reduzidos”, concluiu o banco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.