Crédito ao consumo com subida anual de 19,8% em outubro

O novo crédito pessoal em outubro somou 273 milhões de euros, o que representou 15% do valor dos créditos. Já o crédito automóvel totalizou 255 milhões de euros em outubro, e pesou 29,1% do valor total dos novos contratos.

O Banco de Portugal acaba de divulgar o montante dos novos contratos de crédito aos consumidores. Ao todo, em outubro foi concedido 622,1 milhões de euros de crédito ao consumo. Mais 13,2% do que em setembro e mais 19,8% do que em outubro de 2016.

O que mais subiu foi o  crédito automóvel na versão locação financeira ou ALD de carros usados: 8,46 milhões de euros (+26,2% do que em setembro e +37,3% face a outubro de 2016).

Seguiu-se o crédito pessoal cuja finalidade é educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos que somou no mês de outubro 7,95 milhões de euros (ainda assim menos 3,8% do que em setembro, mas com um crescimento homólogo de 35,3%).

Em termos de novos contratos totalizaram 133.381, mais 4,0%  que no mês anterior e mais 7,6% que em outubro do ano anterior.

A liderança na subida anual cabe ao crédito pessoal para Educação, Saúde, Energias Renováveis e Locação Financeira de Equipamentos, que atingiu os 1.310 contratos em outubro, mais 6,3% face a setembro e mais 53,9% face a outubro do ano passado.

O novo crédito pessoal em outubro somou 273 milhões de euros, o que representou 15% do valor dos créditos.

Já o crédito automóvel totalizou 255 milhões de euros em outubro, e pesou 29,1% do valor total dos novos contratos. Por outro lado o segmento cartões e descoberto foi 95 milhões e representou 11,9% do valor dos contratos. Sendo que aqui só estão incluídas as facilidades de descoberto com prazo de reembolso superior a um mês.

Em termos de número de novos créditos aos consumidores, a análise do Banco de Portugal, diz que em outubro foi de 40.460 contratos (8% do total de novos contratos). Os contratos de crédito para a compra de carro – Locação Financeira ou ALD de carros novos; Locação Financeira ou ALD de carros usados; com reserva de propriedade e outros para carros novos; com reserva de propriedade e outros para carros usados –
somaram 18.104 , 21,7% do total de novos contratos.

Recomendadas

Mais de 1.700 contactos de clientes bancários à rede de apoio RACE até setembro

A Rede de Apoio ao Cliente Bancário (RACE) recebeu, entre janeiro e setembro, 1.783 contactos de devedores com dificuldades em pagar créditos, registando desde julho um aumento dos processos PARI ou PERSI que acompanha, revelou a Direção-Geral do Consumidor.

Crise energética. CGD limita luzes de Natal na sede

Apenas a fachada principal da sede da Caixa Geral de Depósitos estará iluminada este ano, devido à crise energética, anuncia o banco. A ficha será desligada às 22h00, todos os dias.

Bancos têm de cumprir reserva de fundos próprios de 0,25% a 1% em 2023

O BCP tem de ter uma reserva de 1%, tal como a CGD. O Santander e BPI têm de ter no seu rácio uma reserva de 0,5% e ao Banco Montepio é exigida uma reserva de 0,25%, tal como à Caixa de Crédito Agrícola. Sendo que todos têm de cumprir este ‘buffer’ a partir do dia 1 de janeiro de 2023, excepto o Crédito Agrícola.
Comentários