[weglot_switcher]

Crédito habitação sem fiador: é possível?

No momento de solicitar um empréstimo para comprar casa, uma das questões mais comuns é se os bancos concedem crédito habitação sem apresentação de fiadores. Esclareça todas as dúvidas sobre o tema neste artigo.
2 Janeiro 2020, 14h45

Tem intenção de pedir um empréstimo para comprar casa, já averiguou a oferta existente no mercado e obteve informações acerca das condições sob as quais os bancos concedem este tipo de empréstimos. No entanto, surgiu-lhe uma dúvida: será que o banco lhe concederá um crédito habitação sem fiador? Neste artigo elaborado pelo ComparaJá.pt desmistificamos esta dúvida.

 

O que avaliam os bancos para conceder um crédito à habitação?

Antes de se questionar se conseguirá obter um crédito habitação sem fiador, deve começar por perceber que outras condições as instituições financeiras avaliam para decidir se concedem ou não o empréstimo.

Aquando do pedido de financiamento, os bancos têm em consideração os seus rendimentos e a estabilidade profissional, o seu historial de crédito, a sua taxa de esforço, o número de titulares do crédito, o montante disponível para dar de entrada e até o histórico da sua relação com a instituição.

É também comum que seja exigido um fiador. Esta é uma forma de o banco se precaver, garantindo que existe alguém responsável pela dívida caso o cliente entre em incumprimento.

 

Quando é solicitado um fiador?

O fiador é alguém que se compromete a assumir a responsabilidade da dívida de outra pessoa caso a mesma não a consiga pagar, representando uma garantia para as instituições financeiras que normalmente pedem um fiador quando verificam que pode existir risco de incumprimento por parte do cliente.

O fiador é chamado a pagar a dívida mediante o incumprimento de um contrato de crédito. Esta representa uma garantia de obrigações muito comum, por parte dos bancos, nos contratos de crédito à habitação.

Alguns proprietários que arrendam casas podem igualmente exigir fiadores nos respetivos contratos de arrendamento.

Os bancos pedem um fiador quando identificam que pode vir a existir algum risco de incumprimento do crédito por parte do cliente – ou porque este tem uma taxa de esforço elevada, ou apresenta uma situação financeira pouco estável, ou porque tem um historial de crédito irregular.

Se se encontra em alguma destas situações, existe probabilidade de não conseguir obter um crédito habitação sem fiador.

 

É possível deixar de ser fiador?

Sim, mas, no entanto, é muito pouco comum que os fiadores se consigam desvincular do crédito. Isto só seria possível se o credor e o devedor chegassem a acordo, mas é pouco provável que o credor aceite a redução de garantias. Na grande maioria dos casos, o fiador acaba por ficar com a dívida.

 

É possível conseguir crédito habitação sem fiador?

Temos boas notícias: é possível conseguir crédito habitação sem fiador, isto porque a exigência de um fiador depende do risco que as instituições financeiras atribuem ao contrato de crédito.

Se sempre foi um cliente cumpridor, apresenta uma taxa de esforço baixa e uma situação profissional estável, demonstrando ser capaz, por si só, de suportar o encargo com o crédito à habitação, o banco pode perfeitamente conceder-lhe o crédito habitação sem fiador.

Pode consultar o seu Mapa da Responsabilidades de Crédito para averiguar se tem um bom historial de crédito de forma a sentir-se seguro para avançar com o pedido de crédito habitação sem fiador.

Caso o seu mapa contenha informações menos favoráveis, então deve agir no sentido de regularizar as suas dívidas ou outras situações de incumprimento que existam.

Relembramos que é sempre importante que avalie a sua situação financeira e analise se tem, efetivamente, capacidade para reembolsar um crédito antes de proceder ao pedido.

Importa ainda realçar que os critérios de aprovação dos bancos, apesar de seguirem modelos e procedimentos específicos, são vistos caso a caso, ou seja, podem variar de instituição para instituição consoante o cliente em causa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.