Tem crédito à habitação? Vai voltar a pagar menos ao banco em dezembro

Os clientes com empréstimo do banco para compra de casa vão voltar a pagar menos em dezembro, segundo os cálculos feitos para a Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos.

Cristina Bernardo

No caso de um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1%, esse cliente vai passar a pagar a partir deste mês 467,79 euros, menos 4,74 euros face à mensalidade que pagava desde a última revisão, em junho.

Já num empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, o valor a pagar é de 461,20 euros, menos um euro do que na revisão de setembro.

As prestações da casa têm caído consecutivamente há meses, acompanhando a redução das taxas Euribor que negoceiam mesmo em valores negativos históricos.

Em novembro, a média mensal da taxa Euribor a seis meses foi de -0,215% e a três meses de -0,313%.

Recomendadas

Respostas Rápidas: como deve investir a pensar na reforma?

Com uma estrutura demográfica cada vez mais envelhecida, as dúvidas em torno da sustentabilidade da Segurança Social no médio-prazo reforçam o papel da poupança privada no rendimento dos portugueses em reforma, pelo que importa compreender os vários instrumentos financeiros ao seu dispor.

Respostas rápidas: é assim que pode ir para a reforma antes dos 66 anos e sete meses

Não tem 66 anos e sete meses, mas quer ir para a reforma? Há vários regimes que permitem a antecipação da pensão de velhice. O Jornal Económico explica, com base num guia do ComparaJá.

Preço médio das casas do Canadá vai custar perto de 500 mil euros até ao fim de 2023

Aumento das taxas de juro acima do previsto pelo Banco do Canadá estão a fazer com que os custos com a habitação consumam 60% das finanças das famílias, o valor mais elevado desde 1990.
Comentários