[weglot_switcher]

Crédito malparado à venda no comércio eletrónico já é realidade na China

A venda de crédito malparado online está a obrigar os credores a olhar além dos locais tradicionais, como as casas de leilões. Entre várias possibilidades de escolha para investir, escondem-se boas oportunidades de negócio.
11 Julho 2017, 15h35

Entre roupa, alimentos e equipamentos eletrónicos à venda na maior plataforma de comércio eletrónico da China, Taobao, os utilizadores podem adicionar créditos malparados ao carrinho de compras . A venda de dívidas incobráveis online tem vindo a ganhar adeptos e a China está a apostar fortemente nessa estratégia para lidar com o aumento de dívidas no país, resultantes da rápida evolução económica chinesa.

“A tecnologia financeira e o comércio eletrónico na China atingiram um alto nível de sofisticação”, afirma Xia Le à agência ‘Bloomberg’, economista-chefe do banco Bilbao Vizcaya Argentaria SA em Hong Kong. “As plataformas online estão a nivelar o mercado de dívidas incobráveis, uma vez que toda a gente tem acesso à mesma informação”.

Com 4,15 milhões de yuans (540 mil euros), os utilizadores podem investir em dívida de uma siderúrgica de Zhejiang, uma província costeira no leste da China. Entre outras opções estão também várias moradias e empréstimos improdutivos de várias empresas na província de Yunnan. E entre várias possibilidades de escolha para licitar, escondem-se boas oportunidades de negócio.

Esta nova forma de fazer chegar aos utilizadores estas opções de investimento está a obrigar os credores a olhar além dos locais tradicionais, como as casas de leilões.

“Cada vez mais investidores estão a usar o Taobao como plataforma eletrónica por causa da sua simplicidade, transparência e confidencialidade na identificação dos licitantes”, afirma Song Lingling, parceiro da DCL Investments, que lida com dívida malparada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.