Crescimento da economia dos EUA confirmado em 2,1% no terceiro trimestre

Esta solidez reflete-se no mercado laboral, que continuou a mostrar a sua vitalidade em novembro, com a criação de 266 mil postos de trabalho e uma taxa de desemprego que ficou em mínimos de 50 anos, nos 3,5%.

O crescimento da economia norte-americana no terceiro trimestre decorreu a um ritmo anual de 2,1%, confirmou a estimativa final divulgada hoje pelo Governo norte-americano.

O relatório sobre a conjuntura destaca elementos positivos: o aumento das despesas de consumo foi revisto em alta (de 2,9% para 3,2%) e a descida do investimento das empresas foi menos acentuada do que indicavam as anteriores previsões (não recuou 2,7%, mas 2,3%).

O crescimento registado entre julho e setembro permaneceu em linha com as previsões dos analistas.

Segundo os dados do Departamento do Comércio, a atividade económica dos Estados Unidos cresceu a um ritmo de 3,1% entre janeiro e março e de 2% no segundo trimestre, estando no 11.º ano de crescimento.

Esta solidez reflete-se no mercado laboral, que continuou a mostrar a sua vitalidade em novembro, com a criação de 266 mil postos de trabalho e uma taxa de desemprego que ficou em mínimos de 50 anos, nos 3,5%.

Na semana passada, o banco central norte-americano indicou que manteve as suas previsões de crescimento de 2,2% para este ano, de 2% para 2020 e de 1,9% para 2021.

Recomendadas

PremiumEUA dão segundo maior contributo nas exportações portuguesas à boleia do dólar

A importância dos EUA como importador a Portugal reforça-se com um dólar mais forte, mas as compras energéticas, cifradas em dólares, e a desaceleração da economia global contrariam a rota de crescimento do mercado americano.

EUA: Criação de emprego fica nos 263 mil postos em setembro

O número para setembro fica abaixo da média dos oito primeiros meses do ano, que chegou a 439 mil, numa altura em que se começam a sentir os efeitos da subida das taxas de juro e da elevada inflação. Ainda assim, o desemprego recuou para 3,5%, sublinhando a rigidez do mercado laboral americano.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.
Comentários