Crescimento do turismo mostra “Portugal no seu melhor”, diz Mesquita Nunes

O turismo em Portugal cresceu acima de 10% até setembro, num “bom exemplo” do país no seu melhor” onde “confluem muitos méritos”, incluindo do anterior governo, realçou hoje o responsável do setor. “Os resultados significam que há muita gente a fazer muita coisa bem feita: as empresas, os trabalhadores, as autarquias, o governo atual e […]

O turismo em Portugal cresceu acima de 10% até setembro, num “bom exemplo” do país no seu melhor” onde “confluem muitos méritos”, incluindo do anterior governo, realçou hoje o responsável do setor.

“Os resultados significam que há muita gente a fazer muita coisa bem feita: as empresas, os trabalhadores, as autarquias, o governo atual e o anterior. Um destino turístico não se cria em três anos”, disse à Lusa o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

O governante comentava os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a atividade turística nos primeiros nove meses de 2014.

“Confirma-se que Portugal está a crescer acima dos 10% em todos os indicadores relevantes e é também relevante que está a crescer quatro vezes mais do que a Espanha”, salienta.

Cerca de 7,5 milhões de turistas estrangeiros, sobretudo ingleses, alemães, espanhóis, franceses e holandeses, visitaram Portugal entre janeiro e setembro de 2014, mais 11,7% do que em igual período de 2013, revelou o INE.

Lisboa e o Algarve representam mais de metade daquele número, mas o Norte, o Centro e o Alentejo também registaram um crescimento de dois dígitos em relação a 2013, considerado o melhor ano de sempre.

“O turismo mostra o melhor de Portugal, e de forma transversal. Não é mérito de um governo, de uma área ou de uma autarquia. Todos confluímos para estes resultados”, diz o secretário de Estado.

Mesquita Nunes encontra-se desde quinta-feira em Xangai para o lançamento de uma campanha de promoção centrada em Cristiano Ronaldo (“C Luo”, em chinês), o português mais conhecido na China.

O governante, que regressará na segunda-feira a Lisboa, participou também na primeira reunião da Comissao Mista Luso-Chinesa dedicada exclusivamente ao turismo.

Quase cem milhões de chineses viajaram para fora da China continental em 2013, fazendo do país um dos maiores emissores mundiais de turistas.

No primeiro semestre deste ano, o número de turistas chineses que visitaram Portugal aumentou 69%, para cerca de 55.000, mas segundo Mesquita Nunes, poderá crescer ainda mais em 2015.

“Temos razão para esperar que o crescimento em 2015 seja ainda mais substancial. É para isso que estamos a trabalhar”, diz.

OJE/Lusa

Recomendadas

Aeroporto: Marcelo saúda convergência e espera obras em marcha antes do fim do mandato

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que espera terminar o mandato, em março de 2026, “com a alegria de ver não só escolhida uma localização, não só começada a obra do aeroporto.

PR nos EUA: Marcelo chegou a San Diego onde não ia um Presidente português há 33 anos

“Há 30 anos que não vinha cá um Presidente, 33 anos, é uma conta certa, é capicua”, assinalou Marcelo Rebelo de Sousa à chega a San Diego.

PS acusa PSD de “cortejar” um partido de extrema-direita

“O PSD fez um apelo à votação num vice-presidente à Assembleia da República num partido de extrema-direita. Não podemos deixar passar em branco”, realçou João Torres, referindo-se ao apelo que o partido laranja fez em relação ao “vice” do Parlamento do Chega.