[weglot_switcher]

Crescimento económico moçambicano de 2016 revisto em alta

Dada a grave crise económica, financeira e orçamental que o país atravessa, depois de ter entrado oficialmente em default (incumprimento financeiro), o crescimento económico tem abrandado.
29 Maio 2017, 11h50

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Moçambique reviu esta segunda-feira em alta o crescimento da economia moçambicana. O INE estima que o Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano tenha atingido os 3,8% no ano passado e prevê que o país termine o primeiro semestre deste ano com uma expansão económica de 2,9% face ao período homólogo.

Apesar de não terem sido apresentadas explicações para a revisão do crescimento moçambicano, o INE indica que o PIB terá ficado 0,5 pontos percentuais acima dos 3,3% inicialmente avançados. Ainda assim, este é o crescimento mais baixo desde o princípio da década, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na última década, o país registou um crescimento médio de cerca de 7%. No entanto, dada a grave crise económica, financeira e orçamental que o país atravessa, depois de ter entrado oficialmente em default (incumprimento financeiro), a tendência de crescimento tem abrandado.

Segundo o relatório do INE, o crescimento de 2016 foi impulsionado “em primeiro lugar pelo setor terciário, que cresceu 6,7%, com maior destaque para o ramo do comércio e serviços de reparação, com um crescimento de cerca de 8,1%”. Também no setor primário verificou-se “um desempenho positivo de cerca de 4.5% justificado pela variação positiva de 41.6 apresentada pelo ramo da Indústria de extração mineira”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.