[weglot_switcher]

Criação de empresas de alojamento e restauração acelera

Depois dos transportes, foi o sector do alojamento e restauração que mais viu empresas serem criadas, nos primeiros quatro meses do ano. Isto numa altura em que o turismo dá sinais de recuperação, depois do impacto considerável da crise pandémica.
22 Maio 2022, 08h42

A criação de empresas de alojamento e restauração acelerou até abril, indicam os dados da Informa D&B citados este domingo pelo Dinheiro Vivo. Nos primeiros quatro meses do ano, foram criadas 1.653 empresas nestes sectores, mais 45% do que no período homólogo, numa altura em que o turismo (um dos sectores mais afetados pela pandemia) dá sinais de recuperação.

De acordo com o Dinheiro Vivo, no acumulado do período compreendido entre janeiro e abril de 2022, nasceram em Portugal 17.282 empresas, considerando todos os setores. Esse número corresponde a uma subida homóloga de 21%. Em maior detalhe, foi nos transportes que mais foram criadas empresas (com um salto de 102% face a 2021), seguindo-se o alojamento e restauração (45%) e os serviços gerais (38%).

A D&B avança que é a restauração que está a crescer a um ritmo mais rápido, tendo sido criadas 1.195 novas empresas até abril, mais 47% do que no período homólogo. Já o alojamento subiu 40% no período em análise, com 458 novas empresas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.