[weglot_switcher]

Criador da Wikipédia apresenta nova rede social e diz que formatos do Twitter e Facebook estão “acabados”

No primeiro dia da Web Summit, Jimmy Wales, criador da Wikipédia, falou sobre a forma como a plataforma utiliza os dados, como é financiada e aproveitou para anunciar a sua nova rede social, a WT.Social.
2 Dezembro 2020, 14h54

Jimmy Wales, o criador da Wikipédia, marcou presença no primeiro dia da Web Summit, esta quarta-feira. Falou sobre a forma como a plataforma utiliza os dados, como é financiada e aproveitou para anunciar a sua nova rede social, a WT.Social.

Numa das suas intervenções, em resposta aos participantes do debate “perguntas frequentes com o fundador da Wikipédia”, Jimmy Wales garantiu que além de plataformas como Twitter e Facebook “só procurarem o máximo de cliques”, também funcionam num “formato que está acabado”.

“Se for ao Twitter agora e procurar os tópicos mais populares é provável que encontre uma ou duas pessoas com publicações nos temas mais populares cujos temas são racistas ou horríveis e depois ganham milhares de cliques e seguidores porque o Twitter os está a promover”, referiu Jimmy Wales assegurando que “o formato está acabado e nunca ficará muito melhor”.

Outro aspeto em que as plataformas falham, na opinião de Jimmy Wales, é em detetar falsas informações. “O Facebook consegue sinalizar algumas mentiras do Donald Trump, mas muitas pessoas que acreditam em coisas loucas fazem publicações”, aponta o criados da Wikipédia sublinhando que plataformas como Facebook e Twitter não promovem um ambiente de igualdade.

Assim, Jimmy Wales acredita ser preciso existir uma rede social cujo “ambiente” será otimizado através de através de aprendizagem automática” e como tal criou a WT.Social em 2019, uma plataforma sem anúncios e que as pessoas podem aderir e escolher se pagam ou não. A WT.Social tratá “conteúdo escolhido pelas melhores pessoas da comunidade”.

Jimmy Wales também já está a pensar em formas de adaptar a WT.Social para que seja possível realizar videochamadas. “Tenho estado fascinado com a ascensão do vídeo e das videochamadas”, confessou Jimmy Wales acrescentando que a plataforma poderá ter a opção “das pessoas se conhecerem e terem uma conversa através de vídeo”.

Wikipédia usa poucos dados pessoais e apenas algumas doações de algumas entidades “filantrópicas”

Jimmy Wales que garantiu utilizar a informação da Wikipédia na sua vida, também revelou outros aspetos sobre a plataforma que já existe há quase 20 anos. Sobre a utilização de dados, Wales destacou que utilizam apenas dados para apurar a facilidade com que as pessoas conseguem ou não utilizar a plataforma.

“Antes de mais pensamos no tamanho da base de dados da Wikipédia e é grande, mas se pensarmos em termos de multi pentabytes não é muito. Quanto ao comportamento dos utilizados e interação entre utilizadores não fazemos muito. Obviamente fazermos um pouco em termos de perceber os problemas com que as pessoas se deparam, mas também para fazer a linha editorial ser mais direta”, afirmou Jimmy Wales.

Quanto ao financiamento da Wikipédia, Jimmy Wales explicou que a plataforma sobrevive de “doações do público em geral” e utiliza o exemplo de 20 dólares (16,57 euros) de contribuição vindas de utilizadores, por ano. Além destas, o criador da Wikipédia referiu também o dinheiro vindo de “entidades filantrópicas”, mas frisou que em comparação com as outras doações estas são “relativamente pequenas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.