[weglot_switcher]

Criadora de vacina anti-Covid avisa que futuras pandemias podem ser mais letais (com áudio)

Relativamente à Ómicron, a cientista ressalva que até existir mais informação as pessoas devem ser “cautelosas e tomar medidas para desacelerar a disseminação desta nova variante”.
6 Dezembro 2021, 10h09

As futuras pandemias podem vir a ser mais letais do que a atual crise da Covid-19, alertou uma das criadoras da vacina Oxford-AstraZeneca, segundo a “BBC”.

“Esta não será a última vez que um vírus ameaçará as nossas vidas e os meios de subsistência. A verdade é que a próxima [pandemia] poderá ser pior. Pode ser mais contagiosa, ou mais letal, ou ambas”, disse Dame Sarah Gilbert.

Assim sendo, a cientista considera que a solução está em investir dinheiro na preparação de futuras pandemias. “Não podemos permitir uma situação em que passamos por tudo o que passamos e depois descobrirmos que as enormes perdas económicas que sofremos significam que ainda não há financiamento para a preparação de uma [futura] pandemia”, frisou Gilbert.

“Os avanços que fizemos e o conhecimento que adquirimos não devem ser perdidos”, completou. De recordar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem insistido no financiamento de um programa onde diversos cientistas se vão dedicar a estudar futuras pandemias.

relativamente à variante Ómicron Gilbert constatou que as atuais vacinas poderiam ser menos eficazes contra a nova variante. “Há mudanças adicionais que podem significar que os anticorpos induzidos pelas vacinas que podem ser menos eficazes na prevenção da infeção com a Omicron”, sublinhou a especialista.

Dame Sarah Gilbert acrescentou ainda que: “Até que saibamos mais, devemos ser cautelosos e tomar medidas para desacelerar a disseminação desta nova variante”.

Em Portugal, os dados mais recentes da Direção Geral de Saúde, de dia 5 de dezembro, apontam que existem 34 casos confirmados da mais recente variante. Na semana passada existiam apenas 13 casos, todos associados ao Belenenses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.