[weglot_switcher]

Crise bancária nos EUA. Warren Buffett diz que executivos devem ser punidos

Buffett também criticou a forma como políticos, reguladores e a imprensa lidaram com as recentes falências do Silicon Valley Bank, Signature Bank e First Republic Bank.
8 Maio 2023, 10h08

O investidor Warren Buffett considera que os executivos que levaram o sistema bancário dos EUA à crise devem ser punidos, numa altura em que a economia americana enfrenta a pior série de falências bancárias desde a crise financeira de 2008.

Em declarações na reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway, citadas pelo “The Guardian”, Buffett criticou a forma como políticos, reguladores e a imprensa lidaram com as recentes falências do Silicon Valley Bank, Signature Bank e First Republic Bank, argumentando que as mensagens “muito negativas” assustaram desnecessariamente os depositantes.

Na perspetiva de Buffett “o CEO e os diretores devem sofrer” quando os bancos que administram criam problemas. Caso contrário, “ensinam uma lição de que se administrar um banco e estragar tudo, nada acontece e ainda continuam ricos. Essa não é uma boa lição para ensinar às pessoas”, referiu.

Buffett disse que ainda está cauteloso em manter ações de bancos e recentemente reduziu a exposição ao sector, com exceção do Bank of America.

“Os incentivos na regulamentação bancária são tão confusos e tantas pessoas têm interesse em que eles sejam assim. É totalmente louco”, considerou Warren Buffett.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.