ISP inalterado com alívio de 21,5 cêntimos no gasóleo e 22,5 na gasolina

As taxas do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) vão manter-se na próxima semana, com o alívio da carga fiscal a totalizar 21,5 cêntimos por litro no gasóleo e 22,5 cêntimos na gasolina, anunciou esta sexta-feira o Ministério das Finanças.

“Na próxima semana, as taxas unitárias do ISP ficarão inalteradas, mantendo-se a aplicação dos descontos atualmente em vigor”, anunciou, em comunicado, o ministério tutelado por Fernando Medina.

Segundo a mesma nota, o alívio da carga fiscal sobre os combustíveis, incluindo o mecanismo semanal de revisão de ISP e redução das taxas unitárias para o equivalente a uma taxa de IVA de 13%, vai manter-se em 21,5 cêntimos por litro no caso do gasóleo e em 22,5 cêntimos por litro na gasolina.

A situação será reavaliada em 20 de maio, adiantou o Governo.

Recomendadas

Primeiros quatro meses do ano fecham com défice de 782 milhões de euros

O Ministério tutelado por Fernando Medina destaca o aumento de 15% da receita e a queda de 1,5% da despesa, ainda que esta última tenha aumentado 2,1% quando ignorando medidas extraordinárias de combate à pandemia.

Transmissões gratuitas de aplicações em fundos de investimento ficam sujeitas a imposto de selo

As transmissões gratuitas de valores aplicados em fundos de investimento mobiliário e imobiliário ou em sociedades de investimento mobiliário e imobiliário passam a pagar Imposto do Selo, segundo uma proposta de alteração do PS ao OE2022 hoje aprovada.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários