[weglot_switcher]

Cristiano Ronaldo ganha 5ª Bola de Ouro

O futebolista português estava entre os três nomeados para o prémio da revista France Football. Com este prémio, o valor comercial da marca Cristiano Ronaldo sobe para 102 milhões de euros.
7 Dezembro 2017, 19h01

Cristiano Ronaldo recebeu esta quinta-feira em Paris a quinta Bola de Ouro da carreira. O prémio, atribuído pela revista francesa France Football, resulta da votação de jornalistas de vários países.

O jogador do Real Madrid e da seleção nacional disse estar “muito feliz por receber este troféu”, algo “fantástico”, “uma experiência única que fala por si”, e “um grande momento na minha carreira”.

O prémio, acrescentou Ronaldo, é “algo que ambicionei e ambiciono todos os anos”, considerando 2017 como “um ano muito bom”, com títulos ganhos pelo seu clube e o troféu de melhor marcador da Liga dos Campeões. Ronaldo agradeceu ainda aos seus colegas do Real Madrid e “a todas as pessoas que contribuíram” para este feito.

O jogador era o único português candidato à Bola de Ouro e o mais provável vencedor, dado o rendimento desportivo em 2017, apesar de Lionel Messi ser outro forte candidato.

Com este prémio, o valor comercial da marca Cristiano Ronaldo sobe para 102 milhões de euros, segundo a escola superior especializada em marketing IPAM. Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e especialista em marketing desportivo explicou, em declarações ao Jornal Económico, que a valorização está relacionada “fundamentalmente com a conquista do prémio de melhor jogador do mundo FIFA”, atribuído em outubro.

Essa conquista desencadeou uma “nova avalanche de notícias a nível mundial, que combinada com o aumento da visibilidade nas redes sociais tem provocado uma atenção cada vez maior sobre o futebolista português”.

A crescente valorização do futebolista português, que representa o Real Madrid desde 2009, poderá culminar, segundo Daniel Sá, num impacto económico, ainda que indireto, na economia nacional. “ O nosso país é seguramente mais conhecido hoje pelas proezas de CR7, o que gera um good will generalizado sobre o nosso país. O turismo e a exportação de determinadas marcas nacionais podem beneficiar com este good will”, explicou.

O valor da marca Cristiano Ronaldo cresceu, desde 2011, mais de 77 milhões de euros, situando-se, de acordo com a última análise oficial do Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM, nos 102 milhões de euros. Com o objetivo de compreender o impacto do  futebol de alta competição nos mercados e, concretamente, medir o retorno comercial da marca Cristiano Ronaldo, o IPAM tem avaliado, desde há seis anos, a reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático de Cristiano Ronaldo, através da metodologia científica Sports Reputation Index. A métrica tem em conta seis dimensões: receitas, media, web, palmarés, social e impacto.

http://www.jornaleconomico.pt/noticias/marca-cristiano-ronaldo-atinge-os-120-milhoes-de-euros-ainda-em-2017-242117

[Nota: Não perca a entrevista com o professor Daniel Sá, que  fala sobre o valor comercial de Cristiano Ronaldo, publicada esta sexta-feira] 

[Notícia atualizada às 19h20]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.