[weglot_switcher]

Cristina Portugal é a nova presidente da ERSE

A antiga vogal do conselho de administração da reguladora de energia vai substituir o ex-presidente Vítor Santos.
21 Fevereiro 2017, 18h12

Cristina Portugal vai substituir Vítor Santos no cargo de presidente da Entidade Reguladora para o Setor Energético (ERSE), de acordo com informação avançada pelo Dinheiro Vivo.

Ao fim de 10 anos a chefiar o regulador de energia, Vítor Santos viu o seu mandato terminar no final de janeiro, sendo o cargo atribuído à até agora vogal do conselho de administração da ERSE, Cristina Portugal, que foi vogal do conselho fiscal da DECO e ICAP antes de assumir funções na ESRE.

A nomeação de Cristina tem que ver com as regras de alternância de género em reguladores e outras entidades públicas e, o seu antigo cargo, vai também ser ocupado por uma mulher, Mariana Pereira, quadro da ERSE e antiga funcionária da secretaria de Estado da Energia.

A nomeação de Cristina já foi aprovada pela CRESAP e as escolhidas já foram ouvidas no Parlamento, faltando agora a aprovação em Conselho de Ministros para o mandato único de seis anos já que, depois das alterações da lei-quadro dos reguladores, não pode ser reconduzido.

O antigo responsável Vítor Santos foi nomeado em 2006 pelo Governo do antigo primeiro-ministro José Sócrates, e reconduzido pelo Governo de Passos Coelho em 2012.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.