[weglot_switcher]

CryptoShuffler: ‘Hackers’ roubaram 120 mil euros em bitcoin com novo vírus

O número de ataques que intercetam a transferência de criptomoedas está a aumentar, segundo uma análise da Kaspersky Lab.
15 Novembro 2017, 17h44

Um novo vírus capaz de roubar bitcoins foi identificado pelos analistas da Kaspersky Lab. Através do CryptoShuffler, que atua mudando as direções das pastas das criptomoedas dos utilizadores na área de transferência do dispositivo infetado, já terão sido roubados 23 bitcoins, ou seja, cerca de 120 mil euros.

“A criptomoeda já não é algo do futuro. Está a tornar-se cada vez mais habitual e a sua utilização está a estender-se a todo o mundo ao mesmo tempo que se torna num objeto mais atrativo para os hackers“, explicou o analista de malware da Kaspersky Lab, Sergey Yunakovsky.

Em grande parte das criptomoedas, os investidores têm de ter a identificação da carteira – composto por vários dígitos – do destinatário a quem vão transferir os ativos. Nesse momento, os hackers usam o CryptoShuffler para detetar o endereço e substituí-lo. Como resultado, a vítima acaba por transferir as bitcoins diretamente para os hackers.

“Ultimamente, temos observado um aumento nos ataques de malware dirigidos a diferentes tipos de criptomoedas e acreditamos que esta tendência vai aumentar. Os utilizadores que considerem investir em criptomoedas neste momento devem assegurar que contam com a proteção adequada “, acrescentou Yunakovsky.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.