Os CTT- Correios de Portugal anunciaram que a partir de 1 de março os preços vão subir. Em comunicado ao mercado, os CTT “informam que a atualização dos preços do cabaz de serviços de correspondências, correio editorial e encomendas ocorrerá a partir de 1 de março de 2023, correspondendo a uma variação média anual do preço de 6,58%”.
“Esta atualização resulta da aplicação do Convénio de preços do Serviço Postal Universal para o período de 2023-2025 de 27 de julho de 2022, o qual estabelece uma variação máxima anual dos preços do cabaz de serviços objeto do Convénio”, refere a empresa liderada por João Bento.
Este aumento de 6,58% resulta da aplicação de uma fórmula matemática que inclui o IPC (inflação) – sendo a taxa de variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços do consumidor a terminar em junho do ano anterior (2022) tida em conta neste cálculo de 4,05% – e a variação de tráfego dos últimos doze meses a terminar em junho do ano anterior (serviços reservados e não reservados, excluindo correio em quantidade de preços especiais) de -3,61%. Há também um fator a aplicar caso ocorram alterações significativas de contexto, mas que neste caso é zero.
O comunicado dos CTT diz que “enquadrada na política tarifária da Empresa para o ano 2023, a presente atualização corresponde a uma variação média anual dos preços de 6,24%, refletindo também o efeito da atualização dos preços especiais do correio em quantidade”.