A sociedade de advogados Cuatrecasas assessorou juridicamente o grupo espanhol Catalana Occidente na compra, ao fundo Ontario Teachers’ Pension Plan, da Mémora, uma empresa que presta serviços funerários, tanatórios, crematórios e gestão de cemitérios na Península Ibérica, sendo que em Portugal inclui o grupo Servilusa.
A transação, cujo valor ascende a 387,5 milhões de euros (ainda sujeito a ajustes financeiros), permite à Catalana Occidente “posicionar-se como líder de serviços funerários”. “Trata-se de um crescimento inorgânico que possibilita diversificar a atividade do grupo Catalana Occidente dentro de um sector que mostra grandes sinergias com a sua área de negócio tradicional”, adianta a firma ibérica.
Nesta operação, que ainda requer autorização das autoridades de concorrência quer de Portugal quer de Espanha, a equipa de advogados da área de prática de Societário e M&A que apoiou a Catalana Occidente envolveu o sócio Gerard Correig, o associado sénior Roger Freixes e o associado Pau Masana (de Barcelona), bem como a consultora Marta Pereira da Silva e o associado sénior Francisco Martins Caetano (de Lisboa).
A Cuatrecasas destaca, em comunicado divulgado esta terça-feira, que o valor da Mémora, incluindo a dívida do grupo, é de aproximadamente 600 milhões de euros. “A empresa, que emprega cerca de 1.500 profissionais, é proprietária ou controla a gestão de 139 tanatórios, 39 crematórios e 18 cemitérios, chegando a efetuar até 50 mil serviços anuais”, aponta o escritório.