[weglot_switcher]

Cuidados a ter para uma entrevista de emprego bem sucedida

Os candidatos cometem, por vezes, erros de palmatória. O portal Alerta Emprego ouviu as empresas suas parceiras e apresenta cinco falhas comuns em processos de recrutamento que devem ser evitadas.
29 Junho 2022, 12h05

O portal de emprego online Alerta Emprego elaborou com empresas parceiras um guia dos erros nas entrevistas de emprego e a forma de os evitar, evitando assim uma possível exclusão.  O JE parte dessa base e apresenta-lhe cinco cuidados a ter para uma entrevista de emprego bem sucedida.

1. Prepare-se

Não estar devidamente preparado é um pecado que se paga caro. A preparação prévia para a entrevista é fundamental e isso passa por estar bem informados sobre a empresa ou função a que se candidata. Estudar a página online da organização, ler notícias sobre a mesma e pesquisar mais acerca do recrutador pode evitar que este erro seja cometido.

2. Pontualidade

Chegar atrasado ou faltar ao primeiro contacto com a empresa é sinal de pouco interesse na oportunidade que se lhe apresenta e dá uma imagem pouco profissional e de  falta de compromisso. O candidato a uma vaga deve sempre tentar confirmar a presença antecipadamente e chegar ligeiramente antes ao local, assegurando que tudo corre como esperado.

3. Destacar competências
Fazer questões sobre a empresa e vaga, principalmente no final da conversa, é um dos pontos fundamentais durante uma entrevista de emprego. Esta atitude mostra que o candidato está de facto empenhado em ingressar na empresa e no seu respetivo dia-a-dia, bem como nos seus valores e missão.

4. Postura correta
O candidato deve evitar ter uma imagem descuidada ou não fazer contacto visual com os recrutadores, sob risco de demonstrar desleixo e insegurança. Deve ir vestido para a ocasião e fugir da informalidade.

5. Ir sozinho
A entrevistado é um momento pessoal, pelo que apresentar-se numa entrevista acompanhado é um dos principais erros relatados pelas empresas parceiras do Alerta Emprego. Além de ser desaconselhado, caso exista um acompanhante o mesmo não deverá intervir na conversa no lugar do candidato.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.