Cuidados a ter para uma entrevista de emprego bem sucedida

Os candidatos cometem, por vezes, erros de palmatória. O portal Alerta Emprego ouviu as empresas suas parceiras e apresenta cinco falhas comuns em processos de recrutamento que devem ser evitadas.

Back close up view of female applicant being interviewed by two HR managers reading her resume, checking data on laptop, asking questions for job position. Employment, hiring, first impression concept

O portal de emprego online Alerta Emprego elaborou com empresas parceiras um guia dos erros nas entrevistas de emprego e a forma de os evitar, evitando assim uma possível exclusão.  O JE parte dessa base e apresenta-lhe cinco cuidados a ter para uma entrevista de emprego bem sucedida.

1. Prepare-se

Não estar devidamente preparado é um pecado que se paga caro. A preparação prévia para a entrevista é fundamental e isso passa por estar bem informados sobre a empresa ou função a que se candidata. Estudar a página online da organização, ler notícias sobre a mesma e pesquisar mais acerca do recrutador pode evitar que este erro seja cometido.

2. Pontualidade

Chegar atrasado ou faltar ao primeiro contacto com a empresa é sinal de pouco interesse na oportunidade que se lhe apresenta e dá uma imagem pouco profissional e de  falta de compromisso. O candidato a uma vaga deve sempre tentar confirmar a presença antecipadamente e chegar ligeiramente antes ao local, assegurando que tudo corre como esperado.

3. Destacar competências
Fazer questões sobre a empresa e vaga, principalmente no final da conversa, é um dos pontos fundamentais durante uma entrevista de emprego. Esta atitude mostra que o candidato está de facto empenhado em ingressar na empresa e no seu respetivo dia-a-dia, bem como nos seus valores e missão.

4. Postura correta
O candidato deve evitar ter uma imagem descuidada ou não fazer contacto visual com os recrutadores, sob risco de demonstrar desleixo e insegurança. Deve ir vestido para a ocasião e fugir da informalidade.

5. Ir sozinho
A entrevistado é um momento pessoal, pelo que apresentar-se numa entrevista acompanhado é um dos principais erros relatados pelas empresas parceiras do Alerta Emprego. Além de ser desaconselhado, caso exista um acompanhante o mesmo não deverá intervir na conversa no lugar do candidato.

Recomendadas

Deco recomenda que compra do material escolar seja feita com antecedência

A DECO recomenda que seja feito um estudo prévio no mercado, no sentido de garantir os preços mais baixos, pois os valores podem variar de papelaria para papelaria.

Nova lei das telecomunicações protege consumidores que querem cancelar um contrato (com áudio)

De acordo com a nova lei, publicada dia 16 deste mês, esta situação será modificada. A nova lei prevê que nos casos em que o motivo se trata de desemprego, doença prolongada ou emigração, os consumidores poderão rescindir o contrato sem ter que efetuar qualquer pagamento.

Tome atenção aos falsos intermediários de créditos

É importante que o consumidor redobre os seus cuidados e que procure por estar sempre informado. Esteja atento a estas abordagens e na dúvida, antes da celebração de qualquer negócio, o consumidor deve analisar se a entidade em questão está habilitada a exercer a sua atividade em Portugal através do site do Banco de Portugal.
Comentários