Custos de construção de habitação nova aumentam 13% em termos homólogos

Os custos de construção de novas habitações em outubro aumentaram 12,5% face ao ano passado, estima o Instituto Nacional de Estatística. O valor fica 0,8 pontos percentuais abaixo dos dados de setembro. Materiais e custo da mão-de-obra representam as maiores variações.

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se em outubro nos 12,5%, divulga esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). O valor fica 0,8 pontos percentuais (p.p.) abaixo daquele observado em setembro.

Contudo, os preços dos materiais aumentaram mais de 17% (17,2%), o que representa também um desacelerar de 1,3 p.p face ao mês anterior. A mão-de-obra também abranda face a setembro, mas aumenta 5,9% face ao registado no ano passado.

“O custo dos materiais contribuiu com 10,0 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (10,8 p.p. em setembro) e a componente mão de obra manteve a sua contribuição de 2,5 p.p., tal como no mês anterior. Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos dos preços de cerca de 70%”, revela o INE.

O cimento, o betão pronto, o gasóleo, as madeiras e derivados de madeira, as obras de carpintaria, os mármores e produtos de mármore, os aglomerados e ladrilhos de cortiça e o consumo de produtos energéticos apresentaram crescimentos homólogos superiores a 20%.

Assim, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,1% em outubro.

Recomendadas

Saiba aqui quais são as vantagens e desvantagens da utilização de cartões de fidelização

Muitas empresas, desde hipermercados a lojas de pequeno comércio, promovem a adesão a este género de cartões de fidelização, seja com a componente de crédito, seja para pagamento imediato. Para que o consumidor não receba dissabores na vez de descontos, convém que se informe cuidadosamente e conheça os prós e os contra. 

Tem animais de estimação ou pretende adotar um amigo de quatro patas? Saiba que gastos terá de incluir no seu orçamento familiar

De uma forma geral, os custos anuais podem representar cerca de 446 euros para comida, 195 euros para cuidados de saúde, mais 224 euros para cuidados de higiene, além de outras despesas inesperadas. Sendo certo que tudo dependerá do estilo de vida do seu animal doméstico e das suas características físicas. 

O que é uma hipoteca e que cuidados deve ter?

A hipoteca pode ser uma solução para ver o seu crédito aprovado. Descubra se é vantajoso no seu caso e o que fazer, passo-a-passo.
Comentários