[weglot_switcher]

Cybertruck. Será este o truque (in)falível de Elon Musk para aumentar receitas?

O veículo, com um design disruptivo e futurista, foi apresentado como resistente mas não resistiu a um teste ao qual foi submetido na sua apresentação.
22 Novembro 2019, 18h51

O aspeto futurístico não engana quem é o seu criador. Elon Musk, fundador e diretor-executivo da Tesla, apresentou esta quinta-feira, 21 de novembro, o novo modelo da empresa. Foram várias as promessas do milionário em criar uma pick-up elétrica, ainda que o aspeto físico se assemelhe a um SUV.

Inspirado no fundador da empresa, o modelo tem um aspeto “cyberpunk futurista, estilo Blade Runner”, o filme de ficção científica. Dessa forma, o novo veículo foi apelidado de Cybertruck e o preço ficou estabelecido em 39.900 dólares (36.131 euros), anunciou Elon Musk na apresentação em Los Angeles.

Apesar do preço ser mais reduzido do que o esperado pelo público, o design disruptivo e futurista pode vir a limitar as vendas nos Estados Unidos, uma vez que a carrinha pickup é um símbolo automóvel que os EUA têm como resistente, prático e versátil.

No entanto, embora tenha sido apresentado como resistente, o automóvel não resistiu a um teste ao qual foi submetido. Musk garantiu que o material com que o veículo é construído o torna à prova de bala, mas um dos responsáveis pela construção do automóvel atirou uma bola de metal aos vidros, que acabaram por partir quando o mesmo não era suposto acontecer.

Na apresentação, foi revelado que este modelo tem uma autonomia na ordem dos 800 quilómetros numa única carga. Ainda assim, ainda vai ser preciso esperar pelo desempenho na estrada, uma vez que a produção só vai começar em finais de 2021, não estando previstas ainda datas de entrega.

Musk sustentou que o poder de arranque do Cybertruck venceu um Porsche 911, e que vão ser disponibilizados 14 mil carregadores rápidos nos EUA.

Após o anúncio acontecer, e com a abertura da bolsa de Nova Iorque, a Tesla começou o dia a perder. Atualmente, a empresa está a perder 5,79% no Nasdaq, sendo que cada ação está a valer 334,29 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.