[weglot_switcher]

Da dona do Mickey à banca, gigantes estão a despedir milhares

‘Big caps’ do turismo, petróleo e banca estão a acelerar os despedimentos para atenuar o impacto da pandemia nos resultados.
11 Outubro 2020, 15h00

O presidente da Reserva Federal, provavelmente o decisor mais importante a nível global na condução da retoma económica, está preocupado. E muito. Num discurso em que alertou para os riscos que a recuperação enfrenta, Jerome Powell disse que o aumento do desemprego permanente enforma uma das tendências mais impressionantes nas últimas semanas.

O discurso do banqueiro central veio na sequência de uma série de anúncios de despedimentos em massa em várias big caps multinacionais, nomeadamente em alguns dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19.

A gigante Walt Disney anunciou, a 29 de setembro, o maior número: 28 mil trabalhadores despedidos, a grande maioria no négócio de parques de diversão na Califórnia e na Florida, nos Estados Unidos, mais de um quarto de um total de 110 mil. A empresa classificou a decisão como “desoladora”, mas explicou que, tendo em conta o impacto da Covid-19 no negócio e a incerteza sobre a duração da pandemia, não tinha outra opção.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.