[weglot_switcher]

Da obesidade à privação do sono. Fique a saber quais os perigos da internet para os jovens

É necessário o controlo do uso da net e importa promover regras de utilização das tecnologias e supervisão dos conteúdos escolhidos pelas crianças e dos jovens, isto para a sua própria segurança.
27 Agosto 2019, 07h45

Não há bela sem senão, como não há só benefícios da utilização da internet. Cada vez mais as crianças e jovens estão ligadas ao mundo digital, prejudicando a sua saúde e deixando de socializar.

A utilização da internet é uma mais-valia para todos, inclusivamente para os mais novos. A facilidade em elaborar os trabalhos de grupo, recolher informação, reunir sem sair de casa, são exemplos de benefícios do uso das tecnologias.

Há quem defenda que a tecnologia contribuiu para o desenvolvimento da linguagem dos mais pequenos, favorecendo o seu desenvolvimento pessoal, mas, se pensarmos em riscos podemos encontrar um grande conjunto deles.

É necessário o controlo do uso da net e importa promover regras de utilização das tecnologias e supervisão dos conteúdos escolhidos pelas crianças e dos jovens, isto para a sua própria segurança.

Segundo os dados apurados recentemente pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) apenas 1% dos jovens com idade igual aos 18 anos nunca acederam à internet e quase 1/3 dos restantes começou a usar a internet antes dos 10 anos. Com a idade compreendida entre os 10 e os 14, 60% já utilizavam.

Nos últimos anos assistimos ao crescimento do risco de obesidade nas crianças e jovens, já que os mais novos estão cada vez mais sedentários e praticantes de frequentes erros alimentares.

Para além disto, a privação do sono também é algo preocupante. Quanto mais tempo estiverem em frente aos ecrãs mais isolados estarão, revelando, inclusivamente, sintomas de ansiedade e depressão. Em algumas situações extremas encontramos problemas de comportamento nas crianças e nos jovens que não sabem distinguir o mundo real do virtual.

É necessário fixar limites e regras em casa, para evitar que os riscos associados aconteçam.

Tente privar o quarto da criança ou jovem de tecnologias para que não recaiam em tentações e possam descansar melhor. Procure supervisionar, escolhendo os sites, os jogos e os conteúdos em geral mais apropriados para as crianças. Estabeleça limites de utilização das tecnologias.

Fixe limites, na hora das refeições, atividades de fim-de-semana em família, sendo que os pais também devem cumprir esses mesmos limites de forma a incentivar os filhos. Faça com que a utilização da internet não invada o quotidiano.

Informe-se mais aqui!

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/obesidade/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”152″ slug=”obesidade” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/obesidade/thumbnail?version=1543599651311&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.