Da ostra sai a pérola…

… da inovação. Prova disso é o prémio atribuído à Mirabilis, uma spin-off da Universidade do Algarve cuja actividade principal é a produção de semente de ostra. A empresa venceu na categoria Produção e Transformação, da 2.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola. Criada em 2015, a Mirabilis surgiu para colmatar uma lacuna […]

… da inovação. Prova disso é o prémio atribuído à Mirabilis, uma spin-off da Universidade do Algarve cuja actividade principal é a produção de semente de ostra. A empresa venceu na categoria Produção e Transformação, da 2.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola.

Criada em 2015, a Mirabilis surgiu para colmatar uma lacuna no sector da aquacultura portuguesa, já que existe uma escassez evidente de stocks naturais e espaços próprios para a criação de ostras no nosso país. Esta situação costuma obrigar os ostricultores a importar semente de uma espécie não endémica a maternidades do estrangeiro.

Nesse sentido, a actividade principal da Mirabilis centra-se na produção, em ambiente de maternidade, de juvenis com semente de ostra portuguesa, apostando na investigação e optimização das técnicas de produção, e respondendo às necessidades dos mercados nacional e internacional.

“Esta distinção, que se traduz num prémio monetário de 5 mil euros, é uma grande recompensa por todo o esforço e dedicação que temos dedicado a este projecto, além de nos permitir dar visibilidade à nossa actividade e sensibilizar para a importância da preservação da ostra portuguesa”, afirmam Márcia Santos e Maurício Namora, responsáveis pela empresa.

Licenciados em Biologia Marinha pela UAlg, ambos reconhecem que o papel do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia tem sido fundamental desde o início deste projecto. “Permitiu-nos não só trabalhar a nossa ideia, mas também adquirir mais competências, conhecer outros empreendedores, trocar experiências, elaborar um plano de negócios e arrancar com a fase piloto”.

Para alcançar este mérito, Márcia e Maurício defendem que ter uma boa ideia foi fundamental mas esta teve de ser sempre acompanhada de uma grande força de vontade, empenho e persistência. Estes são factores que são sempre indispensáveis para a concretização dos objectivos em qualquer campo de trabalho ou plano de negócios. A Mirabilis é apenas mais uma evidência.

Recomendadas

Goldman Sachs prevê que inflação medida pelo IHPC atinja 5% em outubro na zona euro

O banco norte-americano prevê ainda que o ano de 2023 verá a inflação ‘core’ em 2,9% (em comparação a 2,7%), e para 2024 deve atingir 2,2% (2,1% anteriormente), consequência de um arrefecimento mais lento das pressões da inflação ‘core’ até 2023.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Turismo do Centro teme retração de mercados internacionais em 2023

“O que temos mais certo é o imprevisível”, afirmou Pedro Machado, que falava aos jornalistas em Coimbra, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se celebra na terça-feira.