[weglot_switcher]

Da pouca higiene à fraude nos alimentos: ASAE recebeu mais de 1500 queixas contra restaurantes

No ano passado, a avaliação da entidade levou a 95 processos de contraordenação, 17 suspensões de actividade e nove processos-crime.
  • Rafael Marchante/Reuters
21 Agosto 2017, 09h31

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já recebeu 1517 reclamações contra restaurantes este ano, sendo que só no concelho de Lisboa se contabilizam 142 denúncias, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Diário de Notícias.

Em média, registam-se 20 queixas por mês por atividades de restauração na zona da capital portuguesa. No ano passado, a avaliação desta entidade de segurança levou a 95 processos de contraordenação, 17 suspensões de atividade e nove processos-crime. Em 2017 assinalam-se já 131 processos de contraordenação, 35 suspensões de atividade e dez processos-crime.

As principais infrações detetadas pela ASAE nos estabelecimentos na área de restauração e bebida são a falta de higiene, a especulação de preços, a fraude sobre mercadorias e géneros alimentícios, conforme nomeia o DN.

Destacam-se ainda a falta de cumprimento de requisitos legais em cozinhas, copas e zonas de fabrico, irregularidades na lista de preços, falta de inspeção periódica à instalação de gás, etc.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.