[weglot_switcher]

Da venda do Facebook ao silêncio total: os conselhos dos analistas tecnológicos a Zuckerberg

Explicações do fundador da rede social Facebook não satisfizeram os especialistas. Em causa, a utilização indevida de 50 milhões de utilizadores por parte da Cambridge Analytica.
22 Março 2018, 19h49

Marc Zuckerberg demorou cinco dias para falar sobre o uso inapropriado, da empresa de análise de dados Cambridge Analytica, em 50 milhões de utilizadores do Facebook, para a campanha de Donald Trump, à presidência dos EUA.

No entanto, as explicações não convenceram os analistas tecnológicos, que de pronto expressaram a sua opinião, oferecendo várias alternativas ao fundador do Facebook. A mais extrema, vem da parte de Brian Wieser, analista da Pivotal Research, que recomenda a Zuckerberg a venda da rede social. “Se foi uma falha operativa, podemos pensar que isso pode acontecer em qualquer carreira”, afirma.

Já Daniel Ives, responsável pelas investigações tecnológicas da GBH Insights, espera que estas declarações sirvam para acalmar os utilizadores, mas acredita que “irá demorar muito tempo para que o Facebook recupere a confiança dos mesmos”.

Outros analistas preferem que Marc Zuckberger se remeta ao silêncio, sem mais explicações. Por último Corynne McSherry responsável jurídica da Electronic Frontier Foundation, afirma “ter sido um bom começo, o Facebook ter assumido o erro grave, que foi confiar na Cambridge Analytica”, ainda que “tenha cometido o erro de não o comunicar de pronto aos seus utilizadores”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.