[weglot_switcher]

Dachser reforça ligações ferroviárias entre a Europa e a Ásia

A multinacional alemã de logística garante que esta opção irá permitir ganhar 12 dias no transporte de mercadorias entre os dois continentes, comparativamente à duração do mesmo percurso realizado até ao momento por via marítima.
18 Março 2018, 18h09

A Dachser, um dos maiores grupos privados na área da logística e transporte de mercadorias, reforçou as ligações ferroviárias entre a Europa e a Ásia.

Utilizando quer a rota transiberiana, quer a nova ‘Rota da Seda’ (no continente asiático), a Dachser garante que este reforço de conectividade ferroviária irá permitir ganhar 12 dias no transporte de mercadorias entre os dois continentes, comparativamente à duração do mesmo percurso realizado até ao momento por via marítima.

“A utilização do transporte ferroviário, em detrimento do aéreo, integra, também, um conjunto de vantagens, nomeadamente no que se refere à redução de emissão de gases CO2 (uma diminuição que pode atingir os 90%)”, destaca um comunicado da Dachser.

Para Thomas Kruger, ‘managing diretor Air & Sea Logistics EMEA’ da Dachser, “as ligações ferroviárias são sempre uma excelente opção quando a conexão marítima ou aérea é demasiado lenta ou dispendiosa”.

A Dachser organiza o transporte terrestre das mercadorias, apoiando-se na sua rede de 431 filiais presentes em 37 países na Europa, quer se trate de grupagem marítima (LCL), quer se trate de contentor completo (FCL).

Segundo um comunicado da Dachser, “as cargas são consolidadas num dos quatro terminais ferroviários europeus – Duisburgo, Hamburgo, Varsóvia e Viena-Bratislava – e aí carregadas em contentores para posterior entrega ao operador ferroviário”.

“Por fim, os contentores partem numa viagem de cerca de 11 mil quilómetros. O comboio pode seguir pela rota sul (nova Rota da Seda) – atravessando países como a Bielorrúsia, Rússia e Cazaquistão – ou, então, avançar pela rota norte (via transiberiana), cruzando a Bielorrússia e a Sibéria [Rússia]”, explica o mesmo comunicado.

No terminal ferroviário de destino, localizado na China rural, a Dachser assegura a gestão dos trâmites aduaneiros e organiza o posterior transporte para todo o continente asiático, através da sua rede de transportes ‘Air & Sea Logistics’ – que conta com 49 escritórios em 11 países da região Pacífico Asiático.

“O serviço de transporte ferroviário da Dachser (Dachser Rail Services) é oferecido em ambos os sentidos, desde a China até à Europa, assim como da Europa para a China. Este serviço é coordenado por equipas especializadas da Dachser, a partir dos escritórios de Xangai, Shenzhen e Hamburgo”, garante o referido comunicado.

A nível global, em 2016, último ano de que existem dados públicos, a Dachser alcançou um volume de negócios de cerca de 5,7 mil milhões de euros.

A multinacional alemã processou um total de 80 milhões de expedições, equivalente a um total de 38,2 milhões de toneladas movimentadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.