[weglot_switcher]

Dados móveis não ‘esticam’ até ao final do mês? Estas cinco dicas podem ajudar

Quer seja no âmbito profissional, ou simplesmente para o lazer, aceder à internet pelo telemóvel influencia a forma como se vive em sociedade tendo um impacto direto no bem-estar. Em Portugal, as operadoras de telecomunicações têm serviços para todo o tipo de consumidores, ainda que os custos variem em conformidade.
27 Maio 2022, 08h30

A dependência da internet estende-se a praticamente todos os aspetos da vida atual em sociedade. Como tal, torna-se importante perceber de que forma pode gerir este serviço e, simultaneamente, evitar gastos desnecessários.

Quer seja no âmbito profissional, ou simplesmente para o lazer, aceder à internet pelo telemóvel influencia a forma como se vive em sociedade, tendo um impacto direto no bem-estar. Em Portugal, as operadoras de telecomunicações têm serviços para todo o tipo de consumidores, ainda que os custos variem em conformidade.

Para o uso generalizado, importa identificar qual é o seu nível de dependência, ou seja, em termos quantitativos, quantos dados móveis utiliza por mês e qual a quantia que está disposto a gastar pelo tarifário. Apurada esta informação e, se tem dificuldades em “esticar” a duração do serviço, a Selectra elaborou um conjunto de cinco dicas, cujo objetivo é otimizar a utilização dos dados e, assim, encontrar o equilíbrio perfeito para a sua carteira.

No entanto, existem três fatores/serviços que implicam um consumo de dados móveis acima da média: redes sociais, plataformas de música/streaming e os videojogos. Mesmo com os “truques” de poupança, se utiliza com frequência um ou mais destes serviços, talvez o melhor seja mesmo negociar com a sua operadora um tarifário menos limitador ao nível da internet.

Utilize a rede Wi-Fi sempre que possível

Esta é a regra de ouro na hora de poupar dados móveis! Sempre que chega a casa ou a um espaço de restauração, por exemplo, deve desligar os seus dados e ligar-se à rede wifi disponível. Desta forma, se precisar de aceder a alguma aplicação, irá conseguir fazê-lo sem comprometer o tráfego de internet mensal que tem disponível no seu tarifário.

Desative as atualizações e downloads automáticos

A maioria das aplicações tem ativada a opção de atualização automática, o que significa que sempre que é necessário instalar uma nova versão, o seu dispositivo está configurado para que isso seja feito sem ser necessária a sua autorização. Assim, e para evitar gastar dados móveis de forma descontrolada, deve desativar esta opção nas configurações do seu telemóvel.

Outra coisa a ter em atenção são também os downloads automáticos dos áudios e imagens do Whatsapp, que estão ativados desde o momento em que instala a aplicação e podem ter um impacto bastante significativo no seu consumo mensal de internet.

Opte por enviar mensagens de texto

É certo que as mensagens de texto já parecem estar um pouco “fora de moda”, mas a facilidade de enviar um áudio traz consigo a grande desvantagem de consumir muito mais dados móveis do que uma mensagem à moda antiga.

Instale as versões “mais leves” das aplicações

Existem várias plataformas que já disponibilizam versões mais reduzidas dos seus aplicativos, como é o caso do Facebook com o Facebook Lite. Apesar de esta última ter uma aparência mais monótona e de não incluir todas as funções específicas da aplicação, consome bastante menos dados por um serviço praticamente idêntico. E a diferença entre elas é bastante significativa, já que ultrapassa os 200 MB de dados utilizados.

Escolha o tarifário que melhor lhe convém

E por último, e não menos importante, é ter o cuidado de escolher um tarifário que se ajuste às suas necessidades. Isto é, se já sabe que à partida vai consumir uma quantidade elevada de dados móveis, o melhor é pensar num pacote com internet móvel ilimitada. Apesar de o valor mensal poder ser mais elevado ao princípio, é provável que acabe por lhe compensar já que não terá de pagar o preço exorbitante que, de outra forma, lhe será cobrado caso necessite de dados adicionais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.