[weglot_switcher]

Daimler investe em nova fábrica de baterias

A ofensiva da Daimler nos veículos elétricos dá mais um passo com o anúncio da construção de uma nova fábrica de baterias, que representa um investimento de cerca de 500 milhões de euros.
24 Maio 2017, 12h44

A Daimler dá mais um passo na sua ofensiva de modelos elétricos. O Grupo alemão anunciou a criação de uma segunda fábrica de baterias de iões de lítio na cidade alemã de Kamenz. A nova unidade será operada pela Accumotive, uma subsidiária detida pela Daimler a 100%, que já opera a unidade existente. A segunda fábrica de baterias de iões de lítio da Daimler representa um investimento de cerca de 500 milhões de euros. Na cerimónia de lançamento do projeto estiveram presentes Angela Merkel e o Primeiro-Ministro da região da Saxónia, Stanislaw Tillich, bem como Dieter Zetsche (Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Diretor da Mercedes-Benz Cars).

O início da laboração da nova fábrica de produção, que se situa a aproximadamente 50 quilómetros de Dresden, está previsto para meados de 2018. Com uma área de cerca de 20 hectares, a fábrica ficará na vizinhança da fábrica de baterias existente e irá quadruplicar a área de produção e de logística em Kamenz para um total de cerca de 80.000 metros quadrados. Nos próximos anos, a Accumotive irá aumentar gradualmente o número de empregados na fábrica, que se espera ultrapasse o milhar no final da década.

Esta nova unidade apoiará a ofensiva de produto que a Daimler tem em marcha. Depois de conhecido o Concept EQ, a Mercedes-Benz prevê lançar, até 2022, mais de dez novos veículos elétricos ligeiros de passageiros: de modelos smart aos SUV de grande dimensão, num investimento de dez mil milhões de euros. Os novos veículos elétricos serão produzidos na rede de produção mundial da Mercedes-Benz Cars. O primeiro EQ sairá da linha de produção da fábrica da Mercedes-Benz em Bremen no final da década. Além disso, os modelos EQ mais luxuosos serão produzidos na fábrica de Sindelfingen. A empresa estima que a proporção de veículos elétricos do total de vendas unitárias da Mercedes-Benz será de 15 a 25% em 2025. Além das baterias de propulsão, a Accumotive irá produzir baterias para as unidades de armazenamento de energia da Mercedes-Benz e para sistemas elétricos de 48 V, sistema que se estreia na nova geração do Classe S e será gradualmente implementado em vários modelos da Marca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.