[weglot_switcher]

Dança, música e teatro em Faro

A partir de hoje, 30 de Julho, e até domingo 1 de Agosto, o Teatro das Figuras recebe o Dançarte, um concurso destinado a jovens bailarinos de escolas nacionais e estrangeiras, que a Associação Beliaev Centro Cultural organiza anualmente.
30 Julho 2021, 14h35

Em Agosto, a música está em destaque na programação do Teatro das Figuras, em Faro, que começa o mês com três dias dedicados à dança e também contempla o teatro.

A partir de hoje, 30 de Julho, e até domingo 1 de Agosto, o Teatro das Figuras recebe o Dançarte, um concurso destinado a jovens bailarinos de escolas nacionais e estrangeiras, que a Associação Beliaev Centro Cultural organiza anualmente.

Esta sexta-feira e no sábado, o público pode assistir às apresentações de bailarinos com idades compreendidas entre os 8 e os 25 anos, que irão competir entre estilos tão variados como a dança clássica, contemporânea, de caráter, jazz, hip-hop e sapateado. E, por fim, no domingo decorre a gala com os premiados. Desde 2016, o Dançarte integra ainda um concurso de coreografia destinado a coreógrafos contemporâneos.


Música em destaque

A música está em destaque na programação de Agosto do Teatro das Figuras que, a 7 de Agosto, numa coprodução com a Orquestra Clássica do Sul, apresenta o espetáculo “Alexandra, a voz do Fado”. A fadista Alexandra que, entre muitos outros projetos, ficou conhecida do grande público como a protagonista do musical ‘Amália’, é a convidada. Acompanhada pelos seus músicos e pela Orquestra Clássica do Sul, apresenta-se ao público num espetáculo único, em que fado e música erudita andam de mãos dadas.

Numa programação que se estende para lá das suas portas, o Teatro das Figuras, em parceria com o Município de Faro, apresenta Diálogos Musicais entre Maria João Pires e Júlio Resende. O espetáculo, que decorre ao ar livre no Largo da Sé, está agendado para dia 13 de Agosto. Este concerto  é o culminar de uma  aventura que começou em dezembro de 2019 quando Maria João Pires e Júlio Resende se apresentaram em conjunto num espetáculo quase privado em Belgais. E se a pandemia os obrigou a cancelar os planos de continuar uma digressão mundial deste projeto logo em 2020, chega finalmente a oportunidade de os escutar. Num só piano, cada um dos artistas ocupará o seu espaço à vez, como se de um bailado se tratasse, uma conversa deambulante em que cada um dá espaço ao outro para dizer o que sente, num diálogo musical constante, único e ousado.  Maria João tocará Schumann, Chopin, Scarlatti, Bartok, Schubert e Bach para depois Júlio Resende improvisará a partir desses autores e do cancioneiro fadista.

 

 

A 14 de Agosto a programação regressa ao Teatro das Figuras propriamente dito, com mais uma coprodução com a Orquestra Clássica do Sul para o espetáculo Música de Filmes, numa oportunidade única para ouvir a música de alguns dos maiores filmes de sempre tocada ao vivo por uma orquestra.

Finalmente, de 19 a 27 de Agosto, decorre o Figuras à Rampa, com concertos na rampa de acesso ao Teatro das Figuras, em cinco noites que juntam artistas nacionais a projetos locais emergentes. A Banda do filme “Variações” atua no dia 19 e conta com a primeira parte dos Galopim.

Tiago Bettencourt sobe ao palco  no dia seguinte, a 20 de Agosto, seguido do “one man show” Nanook.

No dia 21 de Agosto, o Figuras à Rampa recebe NEEV, numa noite que começa com mais um talento do Algarve em ascensão, o cantor, rapper e compositor Infante.

Na noite de 26 de Agosto, The Legendary Tigerman vem a Faro distribuir amor em forma de rock’n’roll, depois da atuação dos algarvios The Mirandas.

Os concertos dos Capitão Fausto e de Catalina assinalam o encerramento do evento, a 27 de Agosto. Os bilhetes têm o preço único de 10€, sendo uma percentagem da  receita entregue à Associação Recreativa  e Cultural de Músicos de Faro.

E também teatro

“Em Abril sai o bicho do covil” é o nome do espetáculo de teatro agendado para 25 de agosto e que faz parte do “Ciclo Emergente”, que dá a conhecer novos valores. Trata-se de uma criação artística, interpretação e texto com assinatura de Tânia Silva, a partir de contos de Mia Couto, cruzando o trabalho de vídeo e imagem de Ana Brandão, numa coprodução do Município de Faro, Teatro das Figuras, Faro 2027 e Museu Municipal de Faro.

Horários em http://www.teatrodasfiguras.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.